Pisos para varandas: como escolher?

0
1408

Por mais que uma varanda aconchegante normalmente tenha como principal elemento a paisagem que a cerca, os diversos materiais que a constituem sempre conseguem dar um toque ainda mais especial ao espaço. E é aí que entram os pisos, que devem ser escolhidos levando-se em conta aspectos que vão muito além da estética, como o conforto e a segurança. Pronto para aprender a fazer a melhor escolha para revestir esse cantinho? Então confira agora mesmo o que considerar na hora de comprar pisos para varandas:

Incidência de sol

Por ser um ambiente tipicamente externo, as varandas costumam receber muito sol e calor, certo? Exatamente por isso, dependendo do tipo de piso utilizado, poderão surgir manchas causadas pela exposição prolongada à luz natural. Então fique atento às especificações do material e considere o emprego que ele terá no dia a dia para não correr esse risco!

Passagem de carros

Se a varanda também terá também a função de estacionamento, com passagem frequente de carros, é importante que disponha de um piso resistente ao impacto e de fácil limpeza. Além do mais, lembre-se de que, por ser uma área externa, receberá poeira diariamente, de forma que um piso de cor escura pode facilitar bastante a manutenção.

Tráfego de pessoas

Já se o uso da varanda será exclusivamente voltado para o tráfego de pessoas ou até mesmo de animais, o espaço pode contar com um piso pensado no apelo mais estético, deixando um pouco de lado a preocupação com a resistência. Nesse caso, só é importante que o chão seja imune aos arranhões dos animais e, de preferência, de fácil limpeza.

Exposição à chuva

Para varandas mais abertas e expostas, é interessante buscar um piso que seja resistente à água. Nesse caso, evite usar pedras naturais mais porosas, que absorvem a água rapidamente. Afinal de contas, ninguém quer ter que lidar com uma varanda com problemas de infiltração, não é mesmo? Isso sem contar que o chão molhado também pode causar acidentes! Sendo assim, escolha pisos com materiais mais rugosos e antiderrapantes para evitar dores de cabeça posteriormente.

Indicações situacionais

De modo geral, os pisos cerâmicos e os porcelanatos são bastante recomendados para as varandas por serem mais resistentes, além de estarem disponíveis em praticamente todas as cores e nos mais diversos tamanhos, adaptando-se aos mais variados projetos decorativos.

Por último, mas não menos importante, vale ressaltar que, frente aos inúmeros modelos existentes no mercado, é fundamental considerar a consulta de um profissional na hora da compra. Evite a tentação de levar logo o primeiro modelo que agradar a seus olhos, lembrando também de analisar tanto o espaço como a intensidade de fluxo de pessoas para chegar à loja com todas essas informações na ponta da língua!

E então, preparado para escolher o melhor tipo de piso para sua varanda? A princípio, qual acha que será a escolha ideal? Deixe um comentário aqui e compartilhe suas impressões conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria