Piso do banheiro: o que avaliar na hora de escolher o revestimento

0
112
Foto Casa Vogue

Ao escolher o piso do banheiro é preciso levar em conta fatores como funcionalidade, segurança e o conforto de quem vai usufruir do cômodo. Além de esteticamente agradável, é desejável que o revestimento seja prático no que diz respeito à sua manutenção, especialmente a limpeza.

Como há diversos materiais que podem ser utilizados para revestir o piso do banheiro, preparamos este miniguia com cinco dicas para ajudá-lo na hora de fazer esta escolha. Confira!

Foto vivadecora

Avalie a segurança

O banheiro é um cômodo que fica constantemente molhado. Por isso, sempre há o risco de acidentes, principalmente quando o imóvel é utilizado por idosos ou crianças. Acertar na escolha do revestimento é importante para evitá-los.

Invista em um revestimento antiderrapante para garantir mais segurança. Os pisos foscos, em geral, solucionam este problema.

Prioriza cores neutras

As cores neutras e claras são as mais escolhidas para o piso do banheiro basicamente por dois motivos. O primeiro deles é a sensação de amplitude que proporcionam. Tons escuros deixam o ambiente mais fechado com sensação de que o cômodo é menor.

O segundo motivo é a melhor adaptação às diferentes opções de decoração. Podemos dizer que os tons claros têm uma validade maior. As pessoas geralmente enjoam dos tons escuros mais rapidamente.

Foto Casa Vogue

Analise a facilidade de limpeza

Este é um ponto muito importante ao escolher o piso do banheiro. Por tratar-se de um cômodo que precisa de limpeza mais frequente, é recomendável que se escolha um revestimento de fácil manutenção.

Para garantir a segurança e a saúde dos usuários, o ideal é que o piso do banheiro esteja sempre limpo e seco. Neste aspecto, os pisos cerâmicos saem na frente. Eles são fáceis de limpar e dificilmente mancham.

Evite a madeira

Se você é um amante da madeira, procure investir nela como revestimento em outros cômodos do seu imóvel. No banheiro, ela não será a melhor escolha, pois se trata de um material que não combina com ambientes úmidos.

Com o tempo, o contato com a água e a umidade vai danificar a madeira, deixando-a com pontos de estufamento e rachaduras. Se você não abre mão do material, a melhor opção são os revestimentos vinílicos que simulam madeira e são mais tolerantes às áreas molhadas do imóvel.

Considere a estética

Claro que, além de todos os cuidados acima, é importante pensar na parte estética do banheiro, o que garante conforto e bem-estar aos usuários.

Além das cores, considere o estilo de decoração que deseja imprimir ao cômodo e a harmonia com os demais elementos, como paredes, louças e móveis do seu banheiro.

Foto estilopropriobysir.com

O que achou das nossas dicas para não errar na hora de escolher o piso do banheiro? Seguindo estas orientações, ao final do seu projeto você terá um cômodo bonito, seguro e prático, o que vai valorizar o seu imóvel.

E uma dica extra para finalizar: no nosso site você encontra uma grande variedade de revestimentos para o piso do banheiro e pode fazer a sua escolha sem sair de casa. Aproveite!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria