Pintura do teto da casa: como fazer?

0
3535

Pintar paredes é uma tarefa relativamente fácil, que nem sempre requer a participação de um profissional. Basta ter a tinta, rolos, pincéis e um pouco de habilidade manual. Não tem mistério! Qualquer leigo pode pintar a superfície sem traumas ou complicação.

No entanto, quando se trata da pintura do teto, a coisa muda completamente de figura. Não é tão simples conseguir uma boa cobertura sem que a tinta respingue no chão ou escorra pela parede.  Apesar de ser uma missão delicada, seguindo algumas dicas é plenamente possível pintar o teto sem comprometer a estética do ambiente. Continue lendo nosso artigo e descubra como fazer isso. Vem com a gente!

Tenha paciência na hora de pintar

Não pense que dentro de uma ou duas horas você vai conseguir pintar com perfeição o teto de um ambiente da sua casa, por menor que ele seja. Vale destacar que pintar tetos é um processo mais cansativo e demorado do que pintar paredes. Sendo assim, o ideal é que você tenha paciência e espere o tempo indicado para as demãos. Desse modo, você garante um resultado mais satisfatório!

Escolha tintas de qualidade

Para agilizar o processo e assegurar uma excelente cobertura e rendimento, escolha tintas de boa procedência. Produtos ralos demais e de qualidade duvidosa tendem a resultar em uma pintura manchada. É importante também observar a cor, pois enquanto tonalidades claras aumentam o pé direito visualmente, as tonalidades escuras no teto acabam achatando o ambiente.

Separe os materiais antes de começar a pintura

Além da tinta, você deve separar os rolos antes de iniciar a pintura. Isso organiza e facilita o processo! O ideal é usar um rolo de lã baixa e que seja anti-respingos. Separe também um pano seco e limpo, jornais para vedar o chão e fita crepe larga para colocar na parte superior das paredes. Por fim, providencie um pincel para atingir os locais (especialmente as quinas) que o rolo não alcança. 

Use um prolongador 

É indispensável que você use um prolongador de rolo para alcançar as áreas mais altas e difíceis de atingir do teto. Assim, você evita o cansaço excessivo nos braços e dispensa o uso de escadas. 

Dicas extras para pintar o teto com perfeição 

  • Se o teto da sua residência possuir sancas de gesso, pinte o gesso primeiro usando um pincel;

  • Não faça uma diluição excessiva, pois se você puser muita água na tinta, a possibilidade de respingos é muito maior;

  • Tente rolar o rolo de uma parede a outra – sem pausas – a fim de evitar a formação de manchas no teto. Pintar por partes dificulta um resultado bonito e uniforme;

  • Para uma boa cobertura, aplique duas ou três demãos, sempre respeitando o tempo de secagem;

  • Antes de pintar, assegure-se de que não há infiltrações e umidade no teto. Se houver, resolva esses problemas antes. 

E aí, você gostou das nossas dicas? Já pintou teto alguma vez na vida? Como você fez? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco. Até a próxima e continue de olho nas novidades do nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria