Pintura geométrica: veja como fazer

0
1280

Cores são destaque na decoração, e algumas técnicas de pintura fazem das paredes protagonistas de qualquer ambiente. Uma delas, em especial, vem sendo tendência em projetos modernos e criativos: a pintura geométrica.

Ideia bonita e econômica, a pintura geométrica tem uma infinidade de opções de desenhos e pode ser aplicada em qualquer cômodo da casa, de acordo com o estilo de cada um.

E, o melhor: se você não quer contratar um pintor profissional, um pouquinho de habilidade para fazer as marcações com fita crepe e pintar é o suficiente.

Dúvida? Veja o passo a passo de como fazer uma pintura geométrica.

Material:

– Jornal ou plástico para forrar o chão;

– Rolo de lã (número de acordo com a quantidade de cores que você vai utilizar);

– Bandeja de tinta;

– Fita crepe;

– Trincha;

– Tinta;

– Lixa.

Primeiro passo

Escolha o desenho que irá fazer, e delimite a área que será pintada. Lembre-se: quanto menos divisões e cores, assim como maior o desenho, mais fácil a execução.

Segundo passo

Se a superfície não for bem lisa, passe uma lixa na área para deixar a parede uniforme.

Terceiro passo

Defina a cor de fundo, que será a predominante da parede. Após pintar totalmente a superfície com a cor escolhida, aguarde o tempo de secagem completa determinado pelo fabricante da tinta, ok? Essa secagem pode levar até 48 horas.

Quarto passo

Com a tinta seca, marque os desenhos geométricos com fita crepe. Qualquer fita crepe funciona para o projeto, mas existem fitas próprias para pintura. Aperte a mesma contra a parede, para que a tinta não penetre sob ela.

Se optar por triângulos, você pode contar com a ajuda de esquadros. Para listras, utilize um nível para deixá-las bem retinhas.

Quinto passo

Fita colocada, inicie a pintura das formas geométricas, nas cores que escolheu. Dica: tons mais escuros dão a impressão de sombra, enquanto os tons mais claros ressaltam a luz.

Importante: não dissolva a tinta, para evitar que ela escorra.

Sexto passo

Pintura finalizada, retire a fita crepe assim que estiver seca ao toque. Importante: não espere a secagem total da tinta, pode danificar a pintura.

Se necessário, retoque as bordas da figura geométrica com a trincha.

Quer ver em detalhes um passo a passo? Veja esse tutorial das Tintas Coral.

 

Agora, mãos à obra! Conte-nos o que achou e se prepare para os elogios à nova decoração.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria