O efeito degradê já foi explorado em roupas, acessórios, esmaltes e no cabelo – a famosa técnica do ‘ombré hair’. Agora, a tendência da vez é explorar a pintura degradê em paredes, na técnica chamada de ‘ombré wall’.
Nesse processo, tons de uma mesma família aparecem na mesma superfície, em um degradê de cores que causa a impressão de transição natural.
Além de originalidade e de dar vida nova à decoração, essa mistura de cores dá a sensação de amplitude ao espaço – faixas horizontais são ótimas para isso! A técnica ainda pode ser feita facilmente, exigindo apenas alguns cuidados a mais que uma pintura convencional.
Quer inovar sua decoração? Aprenda passo a passo como fazer uma pintura degradê em sua parede.
Parede em degradê
1 – Primeiramente, analise o estado da parede. Ela deve estar lisa e pronta para a pintura.
2 – Escolha as tintas. A técnica pode ser feita com duas ou mais cores da mesma palheta – ou seja, na mesma cor, porém com tonalidades diferentes. Vale ressaltar, no entanto, que as paletas de cores utilizadas na decoração de interiores são geralmente mais claras.
3 – Meça a altura da parede com uma fita métrica ou trena. Em seguida, divida a mesma em duas faixas horizontais do mesmo tamanho – ou na quantidade de tons que vai utilizar. Marque as faixas suavemente com um lápis.
4- Forre o chão com lona, jornais ou plástico para não sujá-lo com tinta. Proteja rodapés e tomadas com fita crepe.
5 – Escolha onde prefere a cor mais escura, se encostada no teto ou no chão e comece por ela, pintando apenas uma faixa.
6 – Se fizer o degradê em duas cores, o meio da parede deve receber a cor intermediária, que pode ser obtida com a mistura entre a tonalidade mais forte e a mais clara.
7 – Pinte o restante da parede com a cor mais clara.
Importante: para o degradê ter um efeito uniforme e uma transição de cores natural, é preciso fazer um sombreado entre os tons. Para isso, com a tinta ainda molhada, use um pincel fino e seco para misturar uma cor à outra. Ou então, use um borrifador de água para umedecer as divisões e, com uma esponja, espalhe a tinta com leves batidas. Se não fizer esse sombreado as faixas podem ficar bonitas, porém mais demarcadas.
Espere secar e pronto! É só curtir a sua nova parede!
Quer ver um passo a passo na prática? Confira um vídeo tutorial preparado pelas Tintas Coral.
E você, gostou da técnica? Conte pra gente e acompanhe nossos canais para mais dicas!