Pintando as paredes: que cor combina mais com sua personalidade

0
1639

Cada pessoa reage de uma maneira em relação ao mundo à sua volta, não é mesmo? E com a percepção das cores não poderia ser diferente, já que gostos e preferências são bastante pessoais, mudando completamente de uma pessoa para a outra. Mas será que é possível adequar um ambiente unindo as preferências do morador com as qualidades de cada tonalidade para obter sensações específicas? Pois para isso é só pintar as paredes da sua sala, do seu quarto, do seu escritório ou de qualquer outro espaço de forma a melhorar suas capacidades e até causar determinadas sensações. Mas como? Basta conhecer o poder de cada cor e escolher a que mais combina com sua personalidade! Confira nosso post e vire um verdadeiro expert nas paletas:

Cores frias

As cores frias são representadas por tons de verde, roxo e azul, sendo ótimas para os ambientes dedicados ao descanso e ao relaxamento — como é o caso de quartos, varandas e saunas, por exemplo. O verde é calmante e remete a ambientes naturais, combinando, portanto, com espaços que abrigam plantas e objetos mais rústicos, de madeira. As diversas tonalidades do azul dificilmente se tornam enjoativas para o observador, pois transmitem uma incrível sensação de bem-estar e refrescância, sendo, dessa forma, ideais para melhorar a ambientação de cômodos muito quentes. Lembrando que, ao pintar as paredes dos quartos com cores frias, você passa a poder abusar de alguns objetos de decoração em cores mais vivas, dando uma boa quebrada na monotonia. Você tende a ser mais calmo e não se estressa com muita coisa? Cores frias certamente são a sua cara!

Cores quentes

As cores quentes são representadas por todos os tons de amarelo, laranja e vermelho. Consideradas como estimulantes e atrativas, essas tonalidades podem ser usadas na cozinha, para aumentar o apetite, e em espaços comerciais, para aumentar o foco e a concentração. O laranja e o amarelo estimulam a criatividade e a comunicação, sendo por isso que algumas empresas e diversos ambientes corporativos optam por acrescentar esse tom na decoração ou até mesmo em suas logomarcas. As salas de jantar pedem cores quentes para que se tornem aconchegantes e incentivem boas refeições e a socialização. O agito definitivamente faz parte da sua vida? As cores quentes combinarão com seu ritmo frenético!

Preto, branco e cinza

O preto é recebido com bastante receio por algumas pessoas por parecer muito pesado, não é verdade? Porém, saiba que, pintando as paredes de quartos e salas de TV com essa cor, você incentiva o descanso e ainda proporciona maior qualidade de sono, já que o tom escuro remete à noite, momento de pausa para reposição das energias. O branco é bastante versátil e normalmente usado em muitas paredes, tanto externas quanto internas. Fácil de combinar com qualquer outra cor, transmite paz e calma ao ambiente, além de uma sensação de limpeza constante, sendo, assim, indicado para cozinhas e banheiros. O cinza, mistura do branco com o preto, é um tom mais neutro, que também ajuda a relaxar, podendo ser usado em praticamente todos os ambientes. Se a vibe básica é sua praia, pode ficar por aqui mesmo, porque com cinza, branco e preto praticamente não tem como errar!

Tons pastéis

Os tons pastéis são aquelas cores mais clarinhas, que parecem ser mais foscas, sem muito brilho e vivacidade. Causam um efeito bem parecido com o das cores frias, transmitindo calma e relaxamento. Essas são ideais para quartos de bebês e cômodos destinados à meditação. Quer introduzir um clima zen em sua casa? Aposte nos tons pastéis!

E então, já sabe que cor pretende usar nas paredes de cada ambiente? Sua personalidade já apontou o caminho mais adequado? Comente aqui e divida seus planos e suas impressões conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria