O que fazer se a pia entupiu?

0
878

Água parada, sujeira, gordura e até mau cheiro. O cenário de caos parece saído de um pesadelo para qualquer um que odeia a bagunça dos pequenos acidentes domésticos, mas saiba que ele pode vir a acontecer por um simples fator: entupimento. Seja na pia da cozinha ou do banheiro, o transtorno acaba sendo o mesmo. No primeiro caso, a gordura é a grande vilã. Já o segundo, os fios de cabelo costumam levar a culpa pelo entupimento.

Se só de imaginar sua pia passando por esse problema já dá calafrios, é bom redobrar os cuidados de limpeza e de manutenção, visto que prevenir ainda é a melhor solução. Alguns procedimentos, quando tomados no dia a dia, impedem um possível entupimento e seus efeitos negativos, bastando observá-los ao longo do tempo. Se você já vivenciou a cena ou tem passado situações de aperto com sua pia que não anda escoando a água como deveria, aproveite nossas dicas para saber como agir, sem estresse ou mau humor!

Mistura Caseira

Para sanar o problema do entupimento, não é preciso recorrer a nenhum produto caro. Soluções caseiras geralmente dão conta do recado sem demandar a ajuda de um encanador. Nesse sentido, o bicarbonato de sódio é um item que não pode faltar na sua casa. Despeje de uma a quatro colheres (dependendo do grau do entupimento da pia) do produto no ralo e, na sequência, jogue uma xícara de vinagre branco, dando uma pausa de 20 a 30 minutos. Nesse período, provavelmente a pia vai exalar um odor forte. Passado esse tempo, jogue água quente em abundância.

Se o problema for gordura, opte pela água fervida com sabão em pó ou detergente e vá despejando essa mistura aos poucos. Refrigerantes do tipo cola também são comumente indicados, mas não há comprovação científica de sua eficácia.

Limpeza detalhada

Se o entupimento for mais sério, você deve pular para a seguinte etapa: a limpeza de sifão (cano em formato de letra S). Feche o registro de água e retire o cano, desenroscando-o e fazendo a higienização com uma esponja ou um pano. Para a tarefa, coloque um balde embaixo para não sujar o chão com o lodo que sairá no processo e use luvas. Caso tenha perdido algum objeto pelo ralo da pia, a hora de recuperar é essa! Outra dica que vai auxiliar nesse momento é manter o copinho do sifão limpo.

Atitudes Preventivas

Em hipótese alguma jogue restos de alimentos, gorduras, cabelos ou pó de café na pia. Objetos como grampos ou brincos também devem ficar longe do local: assim, você evita que entupam a passagem de água.

Outra dica preventiva é usar o bom e velho desentupidor de borracha, que ajuda a não deixar que a gordura ou a sujeira se acumulem, se transformando em um entupimento.

Se o problema for o cano…

Se mesmo depois dos cuidados preventivos e de limpezas periódicas a pia continuar insistindo em não escoar a água, provavelmente não é problema de gordura ou obstrução por sujeira. O problema pode estar, literalmente, mais embaixo, ou seja, no encanamento. Nesse caso, o mais indicado é chamar um profissional da área ou uma empresa especializada, já que esses profissionais possuem conhecimento e ferramentas apropriadas para o reparo. Tentar fazer sozinho pode sair mais caro – não arrisque!

E você, já vivenciou esse problema em casa? Como resolveu a situação? Tome nota das nossas dicas e esteja mais preparado para lidar com esse contratempo doméstico tão comum!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria