Philippe Starck: Designer ícone do século XX

0
1697

Philippe Starck é mundialmente reconhecido pelo seu design de produto e de interiores e como arquiteto.

 

 

Hoje gostaria de falar de uma das figuras mais importantes do design contemporâneo, Philippe Starck, designer nascido em Paris, em 18 de janeiro de 1949. Philippe, estudo na escola de Nissim de Camondo na França e em 1965 ganhou a competição de mobiliário de La Vilette. Três anos depois fez parte do desenvolvimento de móveis infláveis em parceria com L. Venturi. Foi diretor de arte da Pierre Cardin (1969) onde produziu 65 peças de design exclusivo. Trabalhou para várias empresas como: Disform, Driade, Baleri, XO e Idée.

 

Philippe Starck Hotel Delano

 

Com 30 anos, em 1979, fundou sua própria empresa, a Starck Productions. Já havia trabalhado como designer de produtos, de mobiliário e de interiores quando foi selecionado a desenvolver a renovação completa de apartamento pessoal do presidente francês. Philippe é conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que emprega nas suas criações.

Philippe Starck Faena

Seus primeiros projetos importantes foram nos anos 70, mas seu êxito começou com seus trabalhos realizados por volta de 1984. Dizem que ele é uma pessoa muito inquieta e isso se confirma pelas milhares de viagens que faz por todo o mundo onde tem obras reconhecidas, como, por exemplo, o Hotel Delano em Miami, o Hotel Teatriz em Madrid ou Hotel Faena em Buenos Aires onde criou seu próprio estilo e uma maneira diferente de decorar hotéis, utilizando mobiliário com desenhos muito originais. Aproveitou ao máximo a iluminação, o uso das cores surpreendentes e a distribuição do mobiliário que quadra de acordo com a necessidade de cada cliente.

 

Philippe Starck Faena

 

Mesmo tendo inúmeros projetos de interiores realizados e ser reconhecido como um dos decoradores mais importantes da atualidade Philippe também é conhecido pelo desenho industrial, desenho de móveis, de objetos etc. Desenhou diversos objetos e móveis do nosso cotidiano mais com um toque “chic”, como, por exemplo, uma de suas peças ícones que é a cadeira Louis Ghost feita em plástico para a famosa marca Kartell ou seu espremedor de laranjas que ganhou diversos prêmios.

Cadeira Louis Ghost de Philippe Starck

 

Na minha opinião, seu trabalho triunfou porque ele dá um toque especial e criativo em suas peças, diferenciando de tudo que existe no mercado atual.

 

 

E vocês, gostaram? Não seria nada mal ter essa cadeira na nossa sala de jantar, não é?

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here