Pendentes: como escolher e instalar em cada cômodo

0
923

A iluminação é uma das etapas mais importantes quando o assunto é decoração. E entre as tantas opções de acessórios disponíveis, como arandelas, spots de luz, lustres, um item pode ser o ideal para quem busca algo bonito e moderno para a decoração: os pendentes.

Eles estão disponíveis em vários estilos, cores e materiais, e podem dar personalidade a qualquer cômodo da casa. No entanto, alguns aspectos devem ser levados em conta na hora da escolha do pendente e de sua instalação.

Proporção

A proporção é um item fundamental na hora de escolher o seu pendente. Antes de tudo, é preciso avaliar a dimensão do acessório com os demais elementos presentes no cômodo.

Distância

Uma boa dica, para todos os ambientes, é deixar o pendente no mínimo a 20 centímetros do teto, ou ele pode perder o charme como foco especial de luz.

Veja mais distâncias que os objetos devem ter de móveis e chão, em cada cômodo:

Sala de estar

Nas salas de estar, os pendentes proporcionam luz direta e agradável, oferecendo focos especiais de luz.

Se for colocado em uma mesa de centro, os especialistas recomendam que o pendente fique entre 1.50 e 1.70 metros do móvel. Se for disposto em mesas laterais, diminua a distância para 30 ou 50 centímetros.

Importante: na mesa lateral, a circunferência do pendente não deve ser maior que o tamanho do tampo do móvel.

Sala de jantar

A altura deve variar entre 70 e 90 cm do tampo, para que o pendente não obstrua o campo de visão de ninguém. Você também pode balizar a altura da cúpula pela medida entre a base do pendente e o piso, que deve ter entre 1.40 metros e 1.50 metros.

Cozinha

Sobre a mesa de refeições, vale a mesma regra da sala de jantar. Se o pendente for para uma bancada ou balcão, deixe-o de 70 a 100 cm do móvel, criando focos de luz. Já se for uma bancada de trabalho, a luminária deve estar a 2 metros ou o mais alto possível.

Quarto

Os pendentes são ótimas opções para substituírem luminárias de mesa ou abajures sobre os criados-mudos, com a vantagem de liberarem o espaço do tampo. Posicione o pendente entre 30 e 50 cm acima do móvel.

Hall ou corredor

Em espaços sem móveis, a distância entre o corpo do pendente e o piso deve ter de 2 a 2.10 metros.

Mais dicas

– Dê preferência para pendentes com regulador para o fio, que dão mais flexibilidade na hora de instalar.

– Alguns pendentes tem a opção de regular a intensidade da luz. Caso a sua não tenha, um dimmer é uma ótima alternativa para você controlar a intensidade de acordo com a ocasião.

– Cuidado ao colocar luminárias em mesas com tampo de vidro ou espelho – nesses casos, prefira as que não difundam luz.

– Se for instalar mais de um pendente no mesmo lugar, atenção ao espaçamento entre as peças. O indicado é instalá-los de modo que não fiquem espaços escuros entre um pendente e outro.

Gostou? Você pode encontrar uma variedade de pendentes incrível na Casa Show, confira!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria