Passo a passo: aprenda como usar abajur na decoração da casa

0
1909

Bonito e funcional, o abajur é um acessório que certamente agrega elegância e aconchego à decoração da casa. Além disso, os modelos disponíveis no mercado atendem aos mais variados gostos e estilos. Mas saiba que seu uso deve seguir algumas regras para realçar a beleza dos outros itens e contribuir para o arranjo luminoso da residência.

Isso porque dependendo da sua posição e design, o abajur pode valorizar a decoração da casa e ser um diferencial. Quer aprender a usar esse objeto para deixar a sua casa com ares mais sofisticados? Confira o passo a passo que separamos neste post e acerte em cheio!

Escolha o modelo adequado para o cômodo

Antes de mais nada, tenha em mente que o tamanho da cúpula e da base do abajur devem ser definidos de acordo com as disposições do cômodo. Outros detalhes do modelo, como design, cor e material, serão definidos a partir do gosto de cada pessoa e do estilo de décor da residência.

Para uma sala de estar espaçosa, por exemplo, é interessante usar um abajur de chão. Se o cômodo seguir a tendência minimalista, invista no acessório com linhas sóbrias, cúpula de cor neutra e prefira ter apenas uma peça desse tipo.

Já em um home office pequeno, prefira instalar o abajur na mesa ou na parede. Nesse caso, o ideal é que a cúpula seja bastante clara, para que haja boa incidência de luz. Assim, você otimiza o tamanho do cômodo e trabalha com iluminação adequada.

Combine o abajur com o restante da decoração da casa

Não basta escolher o item apenas seguindo sua funcionalidade, não é verdade? Ele também precisa combinar com os outros acessórios da casa! Dessa maneira, você cria uma atmosfera harmônica e elegante nos cômodos.

Por exemplo: se a decoração do quarto de casal for moderna, com nuances de marrom e preto, então disponha, em cada lado da cama, dois abajures bola na cor creme. Para uma sala de estilo escandinavo, acrescente um abajur de mesa com estrutura simples de metal e com cúpula cilíndrica azul-escuro.

Coloque o acessório em cômodos inusitados

Normalmente, os abajures são colocados nas salas de estar e nos quartos. Mas saiba que esse acessório também pode ser usado na sala de jantar e nos banheiros. Para isso, basta adequar a peça ao ambiente, como falamos no primeiro tópico.

Ou seja, em lugares menores, como um lavabo, o item precisa ser de tamanho reduzido. Enquanto que em lugares mais espaçosos da casa, é possível ousar e escolher peças maiores.

Seguindo essa proporção de medidas, é viável a utilização de abajures em quase todos os cômodos. Basta atentar-se a critérios decorativos e escolher modelos apropriados, combinado?

Utilize a lâmpada adequada para cada ambiente

A lâmpada usada no abajur da sala de estar não será a mesma do banheiro. Isso porque cada peça deve atender a diferentes quesitos funcionais. No caso de uma peça usada no quarto, que tem o objetivo de criar uma atmosfera aconchegante e confortável para o momento de descanso, recomenda-se o uso de lâmpadas amareladas. Já no home office, o abajur deve auxiliar na leitura e concentração, emitindo boa iluminação e, preferencialmente, deve ter cor fria.

Para acertar no momento de usar abajur, é fundamental atentar-se às composições da residência e considerar suas dimensões. Seguindo esses passos, é possível usar esse acessório de maneira elegante, sem abrir mão da sua funcionalidade.

Gostou de aprender como usar abajur na decoração da casa? Se você quer ler mais artigos como este, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria