É só o réveillon chegar para as tradições se repetirem. Nem a alimentação escapa dos rituais para atrair sorte para o ano que está por vir. Uns preferem comer lentilhas por acreditarem que isso atrai boas vibrações. Já outros preferem os peixes, pelo fato de nadarem para frente. Com todos esses detalhes, a decoração da casa não pode ficar de fora, ainda mais quando serve de palco para a festança da virada, não é mesmo?

Por isso, nada mais apropriado para a ocasião do que usar flores para enfeitar o ambiente. Isso porque flores na decoração carregam um significado forte. Muitos podem não saber, mas a flor é o órgão reprodutor das plantas, de onde sairá a semente ou o fruto, uma analogia ao futuro próspero, à fertilidade.

Quer saber então como usar as flores e todo seu simbolismo para decorar sua casa no dia da virada e garantir, com isso, um começo de ano cheio de boas vibrações e prometendo muita sorte? Então confira agora mesmo nossas dicas!

Flores e cores

A escolha das flores é bastante pessoal, mas alguns tipos estão no topo da preferência para as decorações de réveillon: as orquídeas são muito delicadas e ganham um ar sofisticado se colocadas dentro de taças, já os crisântemos, as gérberas, os copos de leite e os cravos, que estão em florada na estação, também dão um colorido todo especial e aconchegante à casa. Se você prefere as flores de maior durabilidade, opte pelos antúrios, que têm vida longa.

A cor branca é, de longe, a preferida dessa época, pois remete a uma sensação de paz e recomeço. Além disso, é a cor usada para as oferendas jogadas ao mar para Iemanjá. O amarelo representa a riqueza do dinheiro, enquanto o verde traz esperança. Por falar em verde, vai aqui uma dica valiosíssima: enfeitar os arranjos com galhos de manjericão deixa um perfume delicioso no ar, além de fazer toda a diferença no aspecto dos arranjos.

Arranjos personalizados

Se você tem bastante imaginação e criatividade, vai ver que não é preciso gastar muito dinheiro comprando arranjos prontos, pois dá para aproveitar o que já se tem em casa — como louças da família, por exemplo, que podem fazer as vezes dos vasos padronizados e sem graça das floriculturas. Personalizando seus arranjos, seu centro de mesa ganha um super destaque!

Você pode, por exemplo, usar uma sopeira no lugar do vaso. Faça o teste e veja como fica lindo e charmoso. Faça uma composição com as flores principais e outros elementos, como fitas coloridas e balões dourados. Abuse da transparência dos vidros ou até mesmo do plástico, que podem ser preenchidos com plantas e pedras coloridas.

Faça seus arranjos durarem mais

Não dá para fazer os arranjos com muita antecedência, para que as flores não ganhem um visual envelhecido no dia da festa em si. Começar o ano com flores mortas em casa não deve ser um bom sinal, não concorda? Assim, prepare tudo com, no máximo, um dia de antecedência.

Coloque as flores na água assim que seus talos forem cortados, o que aumenta sua durabilidade, e as mantenha sempre em locais bastante ventilados. Fica a dica que, apesar de muita gente achar que é mito, pode-se, sim, colocar as plantas na geladeira, desde que a temperatura esteja entre 1 a 4 graus para não queimar as pétalas. As rosas, por exemplo, suportam até alguns dias se conservadas dessa maneira.

Usando a imaginação e o que você tem em casa, dá para criar arranjos bonitos e que ganharão destaque em sua decoração de réveillon. Faça suas composições e se surpreenda com os resultados inusitadamente lindos que aparecerão!

E você, vai passar o réveillon em casa? Comente aqui e nos conte sobre seus planos para a decoração! Tem alguma dica a sugerir e enriquecer nossa listinha? Compartilhe suas ideias e experiências conosco! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

SEM COMENTÁRIOS