Papo sério: aprenda como evitar acidentes elétricos

0
1360

Quem pensa que está livre de acidentes elétricos apenas por encapar os fios dos aparelhos em casa com fita isolante está muito enganado. Bom, realmente, essa é uma atitude recomendada, mas os cuidados com a parte elétrica vão além disso!

Para ajudar você a se proteger e a proteger sua família desse tipo de acidente, trouxemos algumas dicas no artigo de hoje. Continue acompanhando a leitura e confira!

Tenha cuidado ao trocar as lâmpadas

Antes de trocar as lâmpadas, certifique-se de que a chave de energia, localizada na caixa de distribuição, esteja desligada. Além disso, nada de mexer na parte elétrica da casa com objetos de metal ou com as mãos molhadas.

É importante dizer que esses cuidados se aplicam também na hora de fazer a instalação e a manutenção de aparelhos elétricos, como chuveiros, por exemplo.

Use benjamins e extensões corretamente

Se você tem poucos pontos de tomada em casa e costuma conectar vários benjamins juntos, fazendo aquela bagunça de fios, pare agora mesmo, pois a bagunça é o menor dos problemas que você pode ter!

Abusar do uso de conectores elétricos pode causar uma sobrecarga de energia, aumentando os riscos de curto-circuitos e de acidentes elétricos graves. Se realmente é necessário manter vários aparelhos ligados ao mesmo tempo, considere a instalação de mais pontos de tomada no ambiente.

Fique atento à voltagem das tomadas

A confusão entre aparelhos de 110 e 220 volts é bastante comum, mas pode ser perigosa. Além de poder queimar o seu aparelho, o risco de choque existe. Sendo assim, tenha certeza de qual é a voltagem da tomada e a tensão do aparelho antes de fazer a conexão.

Se for preciso, coloque adesivos indicativos nas tomadas para que ninguém se confunda, e, se possível, prefira adquirir aparelhos bivolt para evitar esse problema.

Proteja as crianças de acidentes elétricos

Quem tem crianças em casa sabe que a curiosidade dos pequenos é quase incontrolável. Seja colocando o dedinho na tomada, enfiando objetos de metal nela ou tentando abrir aparelhos ainda conectados “para descobrir como funcionam”, elas estão sempre expostas ao perigo de choques.

Para ajudar a manter as crianças longe de acidentes dessa natureza, a instalação de canaletas para organizar e esconder os fios e de protetores de tomadas é altamente recomendada.

Fáceis de achar em lojas de materiais de construção e utilidades domésticas, e com valores acessíveis, esses materiais também são simples de instalar e fazem toda a diferença na segurança da família.

Lembrando que se você não tem crianças, mas tem pets brincalhões, vale a pena tomar o mesmo cuidado, pois os fios são alguns dos alvos preferidos das brincadeiras de cães e gatos!

Realize a manutenção elétrica periodicamente

Com o passar do tempo, a fiação da casa vai ficando desgastada, consumindo mais energia que o necessário e aumentando o risco de curtos e choques.

Por isso, realize a manutenção da parte elétrica de sua casa a cada 10 anos, pelo menos. Assim, você evita o risco de acidentes elétricos e protege toda a sua família.

E aí, gostou das nossas dicas para evitar acidentes elétricos? Então compartilhe esse artigo com seus amigos nas suas redes sociais para que eles também saibam como se proteger!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria