Papel de parede no banheiro é uma boa ideia? Saiba como usar

1
2891

O papel de parede está com tudo! Assim como tudo na moda, as tendências vão e voltam, mas o mais legal é inovar sempre.

Hoje em dia, podemos encontrar no mercado de decoração várias opções com cores, texturas e modelos diferentes. Vinílicos, laváveis, emborrachados, texturizados, adamascados e florais: há uma infinidade de papéis de parede e certamente, alguma das opções se enquadra perfeitamente no seu projeto de decoração.

Antigamente, os papéis de parede eram exclusivos para ambientes livres de umidade, mas com o avanço da tecnologia e o surgimento de materiais resistentes, hoje, é possível usar esse revestimento em diferentes cômodos.

Inclusive no banheiro. Além de lindos, são práticos e ótimas opções para quem quer dar ao ambiente uma “cara nova” mas não quer fazer uma reforma completa que deixa a casa inteira bagunçada. Sem contar com o custo-benefício, ele é muito mais barato que outros tipos de revestimentos.

Como usar esse material no seu banheiro (de modo que a vida útil do artigo decorativo seja prolongada)? Quer saber um pouco mais sobre como pode ser aplicado o papel de parede no banheiro? É interessado em decoração, reforma e materiais para casa? Leia o nosso post e descubra!

 

Compensa colocar papel de parede no banheiro?

Na verdade, há restrições. Quando se coloca um papel de parede em um ambiente muito úmido, assume-se o risco de que ele descole, suje, molhe, embolore e tenha uma baixa durabilidade.

Por este motivo, observar a qualidade do material é fundamental. Além disso, é indispensável fazer a limpeza e manutenção da vida útil de maneira adequada.

Evite banhos longos e quentes

Para conservar o papel de parede por mais tempo, evite banhos muitos longos e quentes. O vapor em excesso pode alterar a beleza do revestimento, além de fazer com que ele descole. A umidade pode também causar mofo.

Como escolher o papel de parede adequado

Para banheiros pequenos, o papel de parede dá a impressão de maior profundidade. Mas quem tem banheiros grandes também têm suas vantagens!

Dão um toque muito especial ao cômodo. Escolha a estampa de acordo com o estilo que transmita a sua personalidade.

Estampas florais são ideais para banheiros menores e delicados. Já as estampas rústicas são indicadas para quem quer dar ao ambiente um ar de antiguidade e refinamento.

Estampas coloridas são indicadas para banheiros que possuem louças em tons mais claros. Para louças mais escuras, papéis de parede floral e com desenhos mais sutis ficam lindos também!

Os tipos de papel de parede

Para se assegurar de que o papel de parede é o mais indicado para o banheiro, é necessário conhecer os tipos de papel e as suas principais características. Confira algumas informações sobre os dois tipos recomendados para banheiros:

Vinílico

O papel de parede vinílico é feito de PVC e tem base de tela ou papel. Ele possui um tratamento especial que dá a ele um aspecto de tecido, além de aumentar a durabilidade e ser muito mais resistente em relação à umidade.

Lavável

O papel lavável é muito bonito, e tem ainda como principal característica a impermeabilidade. Esse material também possui uma camada de resina capaz de protegê-lo da exposição à água. Como se não bastasse, há uma vasta linha de texturas, desde as que imitam couro, cobre e madeira, até as que apresentam estampas exclusivas.

A aplicação é mais fácil do que você imagina

Uma das vantagens em adquirir o papel de parede no banheiro é a sua aplicação fácil e rápida. Com alguns passos você consegue deixar o ambiente perfeito!

Você não precisa ser um profissional para poder aplicar, basta ter todos os materiais necessários. São eles: tesoura, espátula, régua grande e pano úmido.

Tenha cuidado na aplicação

A aplicação do papel de parede é relativamente fácil e a qualidade dessa aplicação interfere diretamente na durabilidade do material. Veja o passo a passo:

  • Primeiramente, tire as medidas do local em que será aplicado o papel (cuidado na hora de cortar).
  • Em seguida, passe uma demão de cola na parede. Deixe secar por alguns minutos;
  • Feito isso, coloque o papel sobre a cola devagar, comece sempre debaixo para cima, é mais fácil e evita bolhas e irregularidades. Leve em consideração as medidas da parede e também do papel;
  • Após isso, com a espátula de silicone ou régua grande, vá eliminando bolhas de ar que se formaram e as irregularidades;
  • Por fim, corte possíveis sobras e ajuste o papel nos cantos, ajustando o teto e o rodapé. Não se esqueça de passar um pano úmido para tirar sujeiras ou poeiras.

Se mesmo com o passo a passo você não se sentir seguro para cumprir a tarefa, o mais indicado é procurar um profissional para executar o serviço.

Conservação do papel de parede no banheiro

Por ser um local úmido, aplicar o papel de parede no banheiro pode causar espanto. Mas seguindo todas as indicações de cuidados, ele terá uma vida útil.

Prefira locais longe do chuveiro. Evite excessos, um pano levemente úmido é o suficiente para fazer a limpeza do papel.

Em casos de manchas, o detergente neutro  pode ajudar, mas deve ser passado com gestos sutis sobre o local sujo. Aplicar resina acrílica para impermeabilizar no papel também pode ser uma ótima opção para aumentar a durabilidade dele.

Dicas extras

  • Sempre leia o rótulo dos produtos químicos e verifique se eles não podem acabar estragando o papel;
  • Use apenas espanador para limpar o papel de parede. Se ele for impermeável, porém, você pode usar um pano macio, limpo e úmido para fazer a higienização;
  • Abuse e use da criatividade! Seguindo todas as recomendações, temos certeza de que o papel de parede no banheiro dará a sua casa um toque todo especial.

A Casa Show é um e-commerce que vende vários produtos para construção, reforma, decoração, ferramentas e utilidades para o lar. Acesse o nosso site!

O que achou das nossas dicas? É um fã do papel de parede e gostou da ideia de decorar seu banheiro com o produto? Já utilizou ou gostaria de utilizar esse adereço na sua casa? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente!

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.