Os segredos para gastar pouco com decoração de apartamento

3
1322

Reforma e decoração de apartamento são normalmente associadas à mão de obra e custos altos. Pensa-se logo em quebrar paredes e em grandes quantidades de materiais caros. Além disso, ainda é preciso pensar no custo da mão de obra, que, na maioria das vezes, tem um valor elevado.

Felizmente, há algum tempo, boas dicas estão ajudando muita gente a aproveitar melhor os espaços de seus apartamentos e gastar pouco com decoração. Confira aqui as dicas que separamos e faça você também as melhorias que tanto deseja em seu lar.

 

Reorganize os móveis

Se a sua decoração atual não está agradando, experimente realocar e eliminar alguns móveis para aumentar o espaço.  Doe móveis antigos ou troque por modelos que venham com mais compartimentos e possam ter mais de uma função. Móveis sob medida também podem sair mais em conta, principalmente se for de um material fácil de obter.

Uma boa pedida são aparadores de parede ao invés de cômodas ou estantes. Eles são baratos e fáceis de instalar. Além disso, deixam o ambiente mais leve, pois ocupam pouco espaço e podem ser colocados de diversas maneiras.

Utilize materiais reaproveitáveis

Aquele pallet em bom estado, encontrado em galpões de empresas de mudança, pode se transformar em uma importante peça da sua decoração se for reaproveitado da maneira correta. Após a limpeza e pintura, pode ser adaptado para uma mesa de centro ou uma prateleira alta e ainda há a possibilidade de integrá-lo na decoração de paredes.

Desapegue!

Ao longo dos anos juntamos muitos objetos pessoais e de decoração que não combinam com nossas ideias atuais. Ao pensar em decorar, dê preferência aos objetos que compõe melhor com os outros itens da casa e considere sua utilidade para o dia a dia.

Uma solução para os móveis que sobrarem é a troca por outros com outras pessoas. Procure alguém que também esteja se desfazendo de algo e proponha uma troca por coisas que você considere interessante. Você vai se surpreender com vários materiais que não estão nos catálogos e nas revistas.

Utilize a sustentabilidade na decoração do seu apartamento

Designes de interiores profissionais reaproveitam todo tipo de material para fazer peças diferenciadas para decoração. Além de serem mais baratas, ajudam no meio ambiente e trazem um grande conceito para sua casa. Participe de mostras e eventos para se informar e escolher peças interessantes.

Uma roda de bicicleta pode se transformar em um item suspenso ou um velho tambor enferrujado pode dar lugar a um bonito coletor de água.

Invista em plantas

Baratas e de fácil manutenção, trazem vida para qualquer ambiente. Devem ser colocadas nas áreas por onde o sol entra e podem ser penduradas na parede ou suspensas pelo teto. Se seu apartamento for pequeno, evite plantas grandes como samambaias. Mesmo que muito bonitas, elas com certeza ocuparão um grande espaço que poderia ser ornamento com diferentes plantas pequenas.

Faça um planejamento

É muito importante para a economia da decoração que seja feita uma boa pesquisa de quanto se pode gastar e o que deve ser feito. Com essas duas informações bem definidas, fica mais fácil utilizar da imaginação para que o resultado final não seja prejudicado. Ao invés de apostar em móveis padrões e na solução mais fácil, diversifique seu ambiente, abuse da criatividade e seja feliz gastando muito pouco.

 

Nossas dicas foram úteis? Agora que você conhece os segredos da decoração de apartamento, vai poder gastar muito menos. Acompanhe outras dicas em nossas redes sociais e fique por dentro de mais artigos como esse para facilitar a sua vida na hora de construir ou reformar! Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.