Como organizar a parte superior do guarda-roupas?

1
2108

Na hora de organizar o armário, o closet ou guarda-roupa, é  preciso otimizar o espaço e aproveitar cada cantinho da melhor maneira possível. Das gavetas ao cabideiro, da parte de baixo à parte superior, vale a pena organizar tudinho dentro deles.

Para te ajudar nessa missão, listamos algumas dicas básicas para organizar a parte de cima desse móvel. Muitas vezes, esse compartimento, por ser de difícil acesso, acaba se tornando um depósito de roupas e artigos que ninguém usa, virando uma grande bagunça. Fique de olho nas nossas dicas, coloque-as em prática e torne o seu guarda-roupa mais arrumado e funcional!

Abaixo as tranqueiras!

De fato, há quem encare a parte de cima do armário como uma dispensa para tranqueiras, itens estragados, quebrados, antiguidades e peças em desuso. Isso é um erro! Na verdade o ideal é se livrar de tanto acúmulo e liberar esse espaço para guardar coisas realmente necessárias.

Limpe a parte de cima do armário

Coloque o espanador e o pano macio em ação! Antes de começar a guardar coisas no armário, limpe a parte superior e elimine qualquer vestígio de poeira e traças. Ponha também um antimofo nesse lugar e um sachê aromatizador, caso roupas de cama, mesa e banho sejam guardadas nessa parte do seu armário.

Reserve esse espaço para objetos que usa com pouca frequência

A organização de uma residência deve seguir um princípio básico: praticidade. No dia a dia, a arrumação deve se mostrar funcional e prática, de modo que tudo seja encontrado e alcançado com facilidade. Como no Brasil a parte superior dos armários costuma ser alta (para acessá-la é necessário subir em baquetas), o mais indicado é que nela sejam guardados apenas os objetos que você necessita com pouca frequência.

O que devo guardar nesse compartimento?

Cada caso é um caso. Tudo vai depender da sua rotina e dos seus hábitos mas, de modo geral, na parte de cima do armário é interessante guardar malas de viagem, álbuns de fotografia, embalagens de presente, cadernos, livros, roupas de cama especiais, roupas fora da estação, presentes de casamento repetidos (para repasse), enfeites natalinos, dentre outros.

Use caixas organizadoras

As caixas organizadoras e as próprias caixas de papelão podem ser muito úteis na arrumação da parte superior do armário. Além de organizarem, elas protegem os objetos de fatores externos degradantes, como fungos, poeira, bactérias, mofo e insetos. Vale acrescentar que as caixas devem estar em bom estado, precisam ter um tamanho adequado e não devem ficar superlotadas. Não se esqueça também de etiquetá-las para encontrar o que procura com facilidade.

Mantenha a organização

Qualquer aspecto da organização de uma casa depende de disciplina, educação e criação de hábitos no sentido de manter o que foi organizado. Diante disso, é preciso que cada coisa seja guardada em seu devido lugar e que os moradores contribuam para manter tudo em ordem. Devem valer as seguintes regras básicas:

  • Abriu? Feche.

  • Usou? Guarde.

  • Quebrou? Conserte ou descarte.

  • Bagunçou? Arrume.

  • Sujou? Limpe.

Se você e sua família seguirem essas regras, não só o armário, mas a casa inteira permanecerá organizada! E aí, gostou do nosso artigo? Vai colocar em prática as nossas dicas? Não se esqueça de voltar aqui para compartilhar os resultados conosco. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.