Como organizar uma festa junina em casa

0
1096

Anarriê! Estamos em pleno mês de junho e a temporada de arraiás já está no seu auge. Se você ama festas juninas e definitivamente não pretende perder a oportunidade de entrar no clima caipira, que tal reunir os amigos e familiares na sua casa para aproveitar o friozinho invernal, degustar quitutes típicos, jogar conversa fora e dançar até o sol raiar? Então confira a seguir nossas dicas sobre como organizar uma linda e animada festa junina no seu lar doce lar:

Planeje seu arraiá residencial

Tudo bem que se trata de um evento irreverente e informal, mas não é por isso que ele dispensa planejamento, ok? Considere o espaço que você tem disponível, coloque seus planos na ponta do lápis, liste os convidados, calcule os comes e bebes e anote tudo o que você pode precisar para tornar essa festança possível. Aí entra a quantidade de descartáveis, os itens da decoração, o som do evento e muito mais! Nessa etapa inicial, o essencial é definir onde a festa será feita para dar andamento ao resto. Boas opções são o quintal de casa, o salão de festas do prédio ou até mesmo a cobertura do apartamento.

Decore a casa de um jeito típico e criativo

Ao decorar a casa para os festejos juninos, mescle tradição e modernidade, apostando em toalhas com estampa floral ou xadrez, investindo em detalhes de chita, espantalhos e as típicas bandeirolas. Para atualizar a festa e dar um toque a mais de personalidade à decoração, use garrafas vazias para colocar flores, reaproveite panelas como centros de mesa, faça arranjos artesanais e acrescente pallets à décor. Você vai ver como esse mix de efeitos fica bonito demais da conta!

Monte um delicioso cardápio junino

Uma das características mais marcantes dos arraiás é a fartura de comidas típicas. Por isso, vale apostar nos pratos clássicos, como canjica, arroz-doce, curau, caldos variados, milho e amendoim cozido, bolo de fubá e de mandioca, praliné e doce de leite. Se muitas crianças forem convidadas, inclua também opções que agradem o paladar infantil, a exemplo da paçoca, da pipoca, da cocada e do imbatível cachorro quente. Caso você queira que a festa tenha uma pegada um pouco mais gourmet, invista em receitas como pudim de milho, sanduichinhos, cookies temáticos e torta de amendoim. Vai ser um arraso!

Prepare brincadeiras para a festança ser divertida

Para deixar a festa mais envolvente e divertida, lembre-se de preparar o entretenimento e providenciar algumas brincadeiras típicas, capazes de realmente animar o evento. As brincadeiras que fazem mais sucesso são a pescaria, o jogo das argolas, a bola na boca do palhaço, o bingo e, claro, a própria quadrilha!

Pense na trilha sonora para embalar o evento

Impossível pensar em festa junina sem pensar em música, não concorda? Assim, selecione clássicos da música caipira, do forró tradicional, do pé-de-serra, do xote, do xaxado e do baião. Dominguinhos, por exemplo, não pode faltar! Se houver algum amigo ou familiar que toque sanfona, viola e triângulo, uma boa ideia é reuni-los para fazer um som ao vivo. Só tome cuidado para não fazer barulho a ponto de incomodar a vizinhança! Festa boa é aquela que respeita o horário de silêncio e as boas regras de convivência em sociedade!

E então, gostou das nossas sugestões? Vai usá-las para preparar uma incrível festa junina na sua casa? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar como foi seu arraiá! E aproveite para deixar suas próprias dicas juninas, viu?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria