Onde usar piso antiderrapante na casa?

1
2860

Onde usar piso antiderrapante na casa (2)

Se você por acaso pensa que os pisos cumprem apenas um papel estético nos ambientes talvez esteja precisando rever seus conceitos. Na verdade, os revestimentos de chão também servem para oferecer conforto térmico e principalmente segurança aos moradores, podendo prevenir diversos acidentes. Já parou para pensar sobre como ficamos sujeitos a quedas, especialmente quando a área — seja ela interna ou externa — é exposta à umidade e se torna escorregadia? Pois ainda bem que existem meios de tornar os ambientes mais seguros e estáveis, não concorda?

Uma das maneiras mais eficientes de tornar isso possível é fazendo uso de pisos antiderrapantes, materiais que costumam ser ásperos e texturizados, pensados especialmente para conter escorregões e evitar acidentes. Vale ressaltar que se houver crianças, pets e idosos dentre os moradores e usuários, a atenção com o piso deve ser redobrada! Quer saber em quais partes da casa é mais recomendado apostar nos pisos antiderrapantes? Então continue lendo o nosso artigo e descubra já:

Banheiro

É no banheiro onde geralmente ocorrem acidentes domésticos mais graves, provocando diversos tipos de lesões e danos. Entre os idosos, quedas desse tipo costumam produzir fraturas e podem até mesmo levar a óbito. Por essas e outras é que esse espaço requer pisos antiderrapantes ou, no mínimo, tapetes especiais para impedir os temidos escorregões.

Cozinha

Você provavelmente já ouviu falar sobre uma ou outra queda na cozinha, especialmente na rotina da limpeza, quando o cômodo fica molhado, certo? Esse tipo de acidente é bem mais comum do que imaginamos! Para evitar que isso ocorra na sua casa, que tal escolher um piso antiderrapante para a cozinha? Mas se sua cozinha já está prontinha e você não quer ou não pode passar por uma reforma no momento, uma boa solução é aplicar elementos antiderrapantes sobre os pisos comuns. Assim eles deixarão de ser escorregadios sem comprometer a estética! Vale ressaltar que muitos desses produtos possuem efeito permanente e podem ser usados em superfícies bem lisas, inclusive em porcelanatos polidos e pisos de granito. A aplicação pode ser feita por você mesmo, sem complicações ou maiores dores de cabeça. Nesse caso, para otimizar os resultados, o piso deve ser limpo regularmente e a superfície deve estar íntegra antes da aplicação.

Piscina

Não só o entorno da piscina como a sauna são áreas que ficam sempre molhadas, estando mais sujeitas a quedas e escorregões que podem provocar sérios ferimentos. Por isso, colocar piso antiderrapante nesses locais é simplesmente fundamental! Isso sem contar que não custa nada alertar as pessoas para que evitem correr ou andar sem chinelo por ali, não é verdade?

Academia

Se você tem uma sala em casa destinada à prática de exercícios físicos, o ideal é que esse espaço tenha piso antiderrapante. Imagine se você está levantando peso ou usando algum aparelho e, de repente, escorrega por conta do piso liso! Parece pouco, mas esse pequeno acidente pode ter desdobramentos seríssimos, acabando por prejudicar sua saúde e seu bem-estar. Já com o piso antiderrapante os riscos de escorregões caem significativamente.

Exterior

Áreas externas, por sua própria natureza, normalmente requerem o uso de pisos antiderrapantes. Você pode optar pelos emborrachados, 3D, cerâmicas texturizadas, pisos de metal e os clássicos pisos paver, espécies de tijolos próprios para cobrir essas áreas por absorverem bem a água.

Agora comente aqui e nos conte se sua casa já tem piso antiderrapante em algum ambiente! O que você acha desse material? Divida suas opiniões e experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.