Ofurô de madeira: 5 motivos para você ter um em casa

0
1231

Banhos de imersão fazem parte de rituais milenares, seja no Oriente ou no Ocidente. E quem já teve a oportunidade de tomar um banho num ofurô de madeira pôde sentir na pele todos os seus benefícios: relaxamento, alívio de estresse, ativação da circulação sanguínea e linfática, alívio de dores musculares.

Além de contribuir significativamente para um sono de qualidade. Ter um ofurô em casa é muito mais simples do que você pensa: a instalação é descomplicada, é fácil transportar e pode ser colocado em qualquer ambiente.

Em estações mais frias você pode desfrutar do seu banho quentinho — como mais uma forma de preparar sua casa para o inverno. E você ainda pode ter seu ofurô dentro de casa ou mesmo em ambientes externos.

Prepare as velas, sais e óleos aromáticos e veja 5 razões para se ter essa charmosa banheira em casa:

1. Ofurô de madeira: um poderoso aliado da saúde

O banho em ofurô é uma prática milenar japonesa, sobretudo por suas propriedades terapêuticas. Além de ser um poderoso meio de relaxamento e combate ao estresse, o banho no ofurô ainda é indicado para quem problemas de pressão, intestinais e renais, além de doenças articulares, como atrites, artroses e reumatismos. A sudorese provocada pelo banho também ajuda a eliminar toxinas, num processo semelhante à drenagem corporal.

2. O aconchego de um ofurô de madeira

O conforto proporcionado pelo ofurô é devido ao seu formato e pelo fato de ser feito em madeira. A forma ergonômica do ofurô, a posição na qual se dá o banho, junto ao calor e o volume da água fazem lembrar a sensação do útero materno. Por serem feitos em madeira maciça e polida têm uma textura muito agradável no contato com a pele, além de possuir propriedades aromáticas.

3. Praticidade de transporte, economia e limpeza

Os ofurôs de madeira são leves e fáceis de transportar ou de serem movidos mesmo cheios. A madeira polida torna a higienização extremamente simples, bastando secar com uma toalha após a drenagem, afora o uso periódico de uma esponja abrasiva. O formato da tina otimiza o aproveitamento da água: dependendo do tamanho, com apenas dez minutos de chuveiro ligado é possível enchê-la o suficiente para um banho de imersão completa!

4. Diversos formatos e possibilidades de instalação

Os ofurôs podem abrigar desde uma pessoa até uma família inteira, devido aos seus variados formatos e modelos (podem ser encontrados mais de 40 tamanhos). Também por esta razão são adaptáveis a qualquer ambiente, seja interno ou externo. A tina pode ser colocada diretamente no piso, dispensando escavações, uso de motores ou qualquer tipo de instalação complexa. Além disso, o ofurô de madeira pode ficar desde em banheiros e quartos ou até mesmo em varandas, terraços ou quintais, independentemente do tamanho do espaço.

5. A durabilidade de um ofurô de madeira

Os cuidados ao se projetar e confeccionar um ofurô de madeira se refletem na sua durabilidade: as tinas podem passar de geração para geração. As madeiras mais usadas são o cedro rosa e o freijó, extremamente resistentes e com propriedades medicinais. As técnicas de confecção são desenvolvidas para que a tina dure tanto quanto a madeira com a qual ela é confeccionada.

Viu como é fácil e prático ter um ofurô em casa? Conte para a gente o que você achou e como pretende instalar o seu!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria