O vinagre faz milagres na limpeza da casa! Dê só uma olhada!

0
1157
group of yellow cleaning tools on table with blue background

Você já pensou na praticidade de poder fazer a limpeza da casa com um produto simples, barato e facilmente encontrado na cozinha de qualquer casa? Pois é, saiba que o vinagre branco, usado basicamente na culinária, é capaz de tal façanha. Considerado por muitos um curinga na faxina, ele é capaz, sim, de limpar os mais variados itens domésticos, desde seus copos de cristal até os rejuntes encardidos de azulejo!

Continue a sua leitura e se surpreenda com as mil utilidades do vinagre na limpeza da sua casa!

Limpeza de espelhos e janelas

Você pode ter suas janelas e vidros sempre brilhando com o uso do vinagre branco. Basta diluir três colheres de vinagre em 11 litros de água quente. No caso de o vidro estar muito sujo, lave-o primeiro com água e sabão. Para secar, junte um pouco de jornal e esfregue no vidro ou espelho.

Retire o mau cheiro de potes de plástico

Alguns alimentos podem deixar potes de plástico com mau cheiro. Resolva o problema deixando o pote de molho em uma mistura de vinagre com água morna. O cheiro vai embora!

Higienização da máquina de lavar roupa

Para deixar sua máquina de lavar limpinha, basta que programe um ciclo de lavagem com nível completo de água e acrescente na máquina 200 ml de vinagre branco. Pronto, sua máquina ficará superlimpa!

Clareie com facilidade colarinho de camisas

Colarinhos de camisa encardem facilmente, mas o vinagre pode ajudar com esse problema. Basta que você faça uma pasta composta por bicarbonato de sódio e vinagre branco. Aplique na região amarelada e esfregue. Deixe agir por cerca de uma hora, antes de colocar na máquina.

Retire o mau cheiro de urina e fezes de animais

O vinagre é capaz de retirar odores muito fortes, como urina e fezes de animais, que muitas vezes ficam impregnados no ambiente. Para resolver o problema, faça uma solução com dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Se o odor permanecer, aplique vinagre puro e deixe secar naturalmente.

Limpe pisos de cerâmica na limpeza da casa

Seus pisos de cerâmica podem ser limpos facilmente com vinagre. Utilize, para 3,5 litros de água, 3/4 de xícara de vinagre e meia xícara de amoníaco. A seguir, passe essa solução no piso com a ajuda de um pano limpo.

Acabe com o mofo do rejunte de azulejos

O vinagre pode acabar também com aquele mofo que surge no rejunte dos azulejos. Para acabar com ele, aplique vinagre puro com a ajuda de uma escova de dentes e deixe agir por cerca de duas horas. Depois, é só lavar a região com água e sabão.

Retire resíduos de frigideiras e panelas

Deixe suas panelas limpas e brilhando com a ajuda do vinagre. Deixa-as de molho com água e cerca de quatro colheres de sopa de vinagre branco. Leve-as ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e, a seguir, lave-as normalmente.

Deixe suas roupas mais brancas com vinagre

Roupas encardidas ficam brancas se deixá-las de molho, por uma hora, em uma solução de cinco litros de água com um copo de vinagre. A seguir, lave-as normalmente.

Retire o mau cheiro em carpetes e tapetes

Tapetes e carpetes ficam mais limpos e livres de odores se você utilizar o vinagre. Faça uma solução com um litro de água e três colheres de sopa de vinagre. Utilize uma esponja para aplicação da solução e esfregue suavemente.

Elimine o odor de mofo em armários

Para retirar aquele odor de mofo de dentro de armários, que não sai por nada, utilize vinagre puro. Coloque uma porção dentro de uma bacia ou assadeira e deixe durante uma noite inteira.

Utilize vinagre como amaciante

Para amaciar suas roupas, utilize vinagre branco sem medo. Suas roupas não ficarão com cheiro de vinagre. Para cada 5 kg de roupa, utilize 100 ml de vinagre. Utilize normalmente, como estivesse usando o amaciante tradicional.

O vinagre pode ser um perfeito aliado na limpeza da casa. Seu uso é prático, muito fácil e representa uma grande economia nas despesas com produtos de limpeza. Além disso, ele não prejudica o meio ambiente, pois trata-se de um produto natural que não apresenta elementos tóxicos em sua composição.

Já que o assunto é limpeza, que tal ler nosso post ensinando como deixar sua casa livre de mofo?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria