O que vem primeiro na decoração da casa: planejamento ou orçamento?

0
1352

Se você pretende fazer a decoração da casa, mas ainda tem muitas dúvidas a respeito de como começar, esse artigo pode te ajudar. Vamos falar sobre a importância do planejamento e do orçamento nesse processo e vamos analisar qual dessas duas práticas deve ser considerada primeiro. Confira!

Afinal, existe diferença entre planejamento e orçamento de obra?

O planejamento e o orçamento de obra são dois conceitos diferentes, porém, os dois têm o mesmo peso quando se trata da decoração da casa. Um ponto importante é que você não deve ir às compras enquanto não tiver um planejamento e um orçamento muito bem definidos.

Quando se fala em planejamento, trata-se, basicamente, de um guia, um plano de ação que envolve, não apenas o cronograma do projeto, mas também como será realizada cada etapa

O planejamento começa com uma avaliação do local onde a decoração será feita, incluindo observar como é refletida a iluminação natural, quais são as medidas dos ambientes e como eles “conversam” entre si.

A partir daí, é importante definir qual será o estilo de cada ambiente antes de decidir que tipos de móveis e itens decorativos devem ser comprados para fazer a composição.

Além disso, é no planejamento que se define quais são os melhores materiais e acabamentos a serem utilizados, os melhores locais para comprar os produtos necessários e os serviços terceirizados que devem ser contratados, como entrega, montagem, desmontagem etc.

Há confusão entre planejamento e orçamento porque a fase do orçamento serve, justamente, para avaliar qual será o custo aproximado de todas os itens que foram citados, Além de incluir, logicamente, o valor total que se pode destinar à realização do projeto.

Em outras palavras, com o orçamento se tem uma estimativa de quanto se pode gastar em cada etapa da obra, por meio de uma categorização de gastos. Já o planejamento indica como será realizada, na prática, cada uma dessas etapas.

É possível separar os dois conceitos na decoração da casa?

A resposta é não. É impossível separar o planejamento e o orçamento. Pelo contrário, essas duas práticas devem andar sempre juntas desde a idealização do projeto, se você quiser ser bem-sucedido nessa empreitada.

Isso porque, quando se une planejamento e orçamento, é como se fossem colocados à sua frente os dois lados de uma mesma moeda, conferindo uma visão clara e ampla de como é possível economizar, no que vale a pena investir e de como contornar os problemas que possam aparecer, contribuindo para que a obra seja assertiva e tenha resultados realmente satisfatórios.

Quando se trata de decoração da casa, bem como construção ou reforma, não há como fazer o planejamento antes do orçamento ou vice-versa, porque os dois nascem juntos, e somente juntos poderão proporcionar um bom direcionamento para que o seu projeto aconteça dentro do planejado em todos os sentidos.

Agora que você já sabe como esses dois conceitos se complementam, fica muito mais fácil iniciar seu próprio projeto de decoração da casa, não é mesmo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba em primeira mão todas as nossas novidades e dicas de construção, reforma e decoração!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria