O que são os plafons e como usá-los na decoração

0
5013

Você por acaso já ouviu falar sobre os plafons? Embora em um primeiro momento o nome possa não soar tão familiar, os plafons estão presentes na iluminação de boa parte das casas dos brasileiros. Assim como os lustres, os pendentes e as arandelas, os plafons cumprem o papel de iluminar as residências aliando bem-estar, conforto térmico, aconchego e, claro, beleza! Quer conhecer um pouco mais sobre os plafons e descobrir como usá-los na decoração do seu lar doce lar? Então continue lendo agora mesmo o nosso artigo:

Afinal de contas, o que é o plafon?

O plafon é um tipo de luminária versátil que pode proporcionar uma iluminação direta ou indireta, a depender do estilo de luz que o ambiente pede. O plafon é capaz de criar uma iluminação difusa, que proporciona uma iluminação geral eficiente para o ambiente, mas também pode iluminar agregando aquele toque de acolhimento que torna os espaços muito mais agradáveis.

Quais são os tipos de plafon e seus efeitos?

Existem diferentes formatos de plafon, incluindo os quadrados, redondos e retangulares, que podem ser sobrepostos ou embutidos. Os embutidos ficam encaixados no gesso, criando um efeito de profundidade, enquanto os sobrepostos criam um visual tridimensional, extrapolando a linha do teto. Como todos são bonitos e modernos, a escolha deve se basear, basicamente, no estilo do projeto decorativo.

Como usar os plafons em cada ambiente?

Os plafons podem ser usados em qualquer parte da casa, desde que você tome o devido cuidado em relação ao tipo de iluminação — direta ou indireta — de cada ambiente. Vale destacar que, na iluminação indireta, a luz irradia em direção ao teto, reflete e se difunde no espaço de uma forma mais amena e aconchegante. Já na iluminação direta, a luz se espalha de forma difusa e geral, deixando o cômodo completamente iluminado. Assim, o ideal é que o plafon com iluminação direta seja usado em cozinhas, corredores, salas de jantar, escritórios e salas de estudo, enquanto o plafon com iluminação indireta é mais usado em quartos, salas de estar e varandas.

O que são os plafons e como usá-los na decoração

E quanto à cor das lâmpadas?

Para aproveitar ao máximo o potencial dos plafons, atente-se também à escolha da cor das lâmpadas. Guarde a seguinte relação: as lâmpadas amareladas criam ambientes aconchegantes, relaxantes e suaves, já as lâmpadas brancas criam um efeito visual moderno, ampliam os espaços e ajudam a manter o cérebro em estado de alerta. Daí já dá para ter uma boa noção do que usar em cada cômodo, não é mesmo?

É possível usar plafons também nos banheiros?

Sim, os plafons também podem ser usados em banheiros, mas nesse caso você deve tomar alguns cuidados especiais na hora da compra. Nesse contexto, prefira as opções com bases acopladas às cúpulas, pois isso impedirá que a umidade e o vapor do ambiente danifiquem o plafon. Quanto aos materiais, os mais indicados são o vidro leitoso e o acrílico leitoso.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre os plafons? Já usa esse tipo de luminária na sua residência? O que acha desse item de iluminação? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria