O que são os exaustores e como funcionam?

0
6713

Quer evitar que os móveis e o teto da sua cozinha fiquem impregnados de gordura ou deseja afastar a umidade e os odores desagradáveis do banheiro? Então você precisa investir em bons exaustores, afinal, esses equipamentos são grandes aliados para manter os ambientes com cheiro e temperatura ideais. Quer conhecer melhor os exaustores e saber como eles funcionam? Então continue lendo o nosso artigo:

O que são e para que servem os exaustores?

Os exaustores são aparelhos eletrodomésticos capazes de tratar o ar de ambientes fechados, renovando o clima dos cômodos. Eles combatem o excesso de temperatura, vapor, umidade, mofo, fumaça e odores, mantendo a casa com um cheirinho e uma sensação térmica bem mais agradáveis. Os exaustores são práticos, seguros, silenciosos e normalmente podem ser adaptados a qualquer tipo de telhado — ou, no caso dos banheiros, à instalação na parede —, tudo isso por um ótimo custo-benefício.

Quais são os modelos disponíveis no mercado?

Como os exaustores de banheiro são bem mais simples e têm mecanismos muito parecidos, vamos focar agora nos modelos de cozinha, que apresentam uma maior variedade no mercado. Confira os tipos mais populares:

  • Exaustores integráveis: esses exaustores são montados debaixo dos armários que normalmente ficam sobre o fogão, com as tubagens dispostas no teto ou em uma parede, a fim de expelir a fumaça e os vapores para fora de casa;
  • Exaustores chaminé de parede: muito populares no Brasil, esses exaustores ficam localizados onde não há armários, com as tubagens ligadas diretamente ao exterior, facilitando assim a ventilação do espaço;
  • Exaustores de chaminé em ilha: esses modelos são ideais para quem tem fogão no meio da cozinha, pois o exaustor é montado no teto, acima do eletrodoméstico, de modo que as fumaças e os vapores sejam expelidos pela chaminé;
  • Exaustores horizontais de chão: esses modelos são responsáveis por expelir os vapores por meio de tubagens instaladas no chão da cozinha, sendo tão eficientes no tratamento do ar quanto os demais;
  • Exaustores sem tubagens: esse tipo de exaustor faz a filtragem do ar, liberando um ar renovado sem a necessidade de tubagens para direcionar os vapores.

O que são os exaustores e como funcionam

E como funcionam os exaustores?

Os exaustores aspiram e filtram o ar com umidade, fumaça e gordura por meio de mecanismos bem específicos, normalmente contando com interruptores para regular potências diferentes de ventilação e extração de ar. Os sistemas de exaustão consistem basicamente nas bocas de ventilação e nas bocas de retorno, ambas aspirando os vapores e impedindo o acúmulo de sujeira através de um filtro. As bocas de ventilação devolvem o ar limpo à cozinha e o filtro de carvão evita a formação dos maus odores, tudo com um custo de manutenção baixo. Já as bocas de retorno conduzem os vapores por meio de uma conduta de ar, fazendo com que o sistema, em si, seja mais dispendioso do que as bocas de ventilação.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os exaustores? Pretende investir nesse eletrodoméstico para afastar os odores e a gordura da cozinha ou a umidade do seu banheiro? Ainda tem alguma dúvida sobre seu funcionamento? Compartilhe suas opiniões conosco aqui nos comentários e participe da conversa! E aproveite para conferir as diferenças entre coifa, depurador e exaustor clicando aqui!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria