O que não pode faltar no seu home office?

0
1411
The office of a creative entrepreneur.

The office of a creative entrepreneur.

Levar serviço para casa ou fazer de casa seu local de trabalho já um hábito mais frequente nos dias de hoje. Seja o lar uma casa grande ou um pequeno apartamento, todo mundo precisa de um cantinho específico para se dedicar às tarefas do trabalho ou aos hobbies que exigem concentração. Nesse sentido, o home office pode ser o espaço ideal para você organizar suas atividades de uma maneira mais profissional!

Veja, a seguir, o que não pode faltar nesse seu pequeno escritório!

Iluminação de qualidade

Quando o assunto é concentração, aposte em uma boa iluminação. Se puder dispor de luz natural e artificial na área do seu home office, melhor ainda! Se houver grandes aberturas, a dica é apostar em cortinas de tecido grosso para controlar a entrada da luz natural, que se for forte, pode ofuscar a tela do computador ou até mesmo atrapalhar a leitura. No período da noite, você deve contar com uma boa iluminação focal a fim de facilitar a execução de tarefas de leitura. Para isso, uma pequena luminária é suficiente.

Mobiliário para trabalho

A mobília deve ser representada por, no mínimo, uma mesa ou escrivaninha de trabalho para apoiarferramentas fundamentais, como computador, livros, cadernos e materiais para escrita. O tamanho da mesma deve ser pequeno, até porque a área do escritório caseiro geralmente é limitada.

Peça importante e super funcional para esse espaço é um pequeno arquivo com gavetas. Se houver espaço, uma pequena estante para livros mantém a organização por mais tempo. Ah, e não poderia faltar uma cadeira ou poltrona bem confortável, afinal, trabalho não pode ser sinônimo de desconforto, principalemente quando realizado dentro da própria casa. Existem vários modelos divertidos e práticos, mas sempre opte pelos estofados.

Elementos e acessórios de apoio

Um pequeno escritório em casa pode contar com elementos de apoio para a organização dos materiais. São representados por calendários, suporte para post-it, painel de fixação de tarefas, porta-revistas ou jornais. Se for mais ousado, pode dispor de uma lousa que permita a inclusão de inúmeras ideias em seu home office. E não se esqueça da velha lixeira para manter o local sempre limpo e organizado.

Wooden desk and modern chair against a gray wall

Itens e objetos decorativos

Mais que funcional, o ambiente do home office precisa ser agradável, pois, só assim, sua produtividade irá lá nas alturas!

Decore-o com seu gosto pessoal. Pode colocar quadros de lugares que viajou ou que ainda pretende viajar, por que não? Será mais um incentivo para manter o foco no trabalho de qualidade!

Outra boa ideia é dispor de um tapete confortável para apoiar os pés descalços. Se você curte natureza, por que não apostar nas plantas para compor um espaço mais natural? Escolha folhagens que demandem pouca manutenção e obtenha um ar mais leve.

Improviso que dá certo

Para o home office dar certo você não precisa dos melhores equipamentos, mas, sim, de um espaço que seja suficiente para abrigar seus materiais mais importantes. Assim, enquanto não adquire aquela poltrona tão desejada, uma almofada na cadeira pode resolver. Se o cômodo não tiver aberturas diretas, aposte na ventilação artificial com ventilador. Deixe o ar circular por algum tempo antes de trabalhar, assim o espaço fica mais saudável. Se o que falta é a luminária ideal, pode improvisar com aquele abajur do quarto para obter iluminação direta. Para guardar materiais do escritório, você pode usar caixas simples e baús que tem em sua própria casa.

Lembre-se de que o home office é diferente do seu local de trabalho convencional, portanto, poderá adequá-lo e reorganizá-lo da maneira que achar melhor para desenvolver suas atividades.

Gostou das informações e das ideias para seu home office? Deixe um comentário no post!

 

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria