O que não pode faltar na decoração da sala de estar

0
2001
http://gfxmountain.net/

http://gfxmountain.net/

A sala de estar sempre foi um espaço multiuso dentro de uma residência, servindo como local de encontro entre moradores e visitantes, área para reuniões importantes ou simplesmente como recanto do descanso da família. Seja qual for a função destinada, é importante que a decoração da sala de estar permita esses momentos diversificados, sem perder a personalidade de seus moradores.

O que não deve faltar na sua sala? Leia o nosso artigo e saiba como decorá-la de maneira simples!

Mobília funcional e confortável

A escolha dos móveis da sala deve ser planejada, principalmente para pequenos apartamentos onde a área limitada se torna valiosa e deve ser usada com sabedoria. Móveis que aproveitem os cantos dos cômodos são ótimos e economizam espaço.

O sofá é o protagonista e portanto deve ser confortável e capaz de abrigar toda a família que habita o espaço. Para as visitas, disponha de banquinhos ou pequenas poltronas que estejam de acordo com o estilo do restante da mobília. Para o centro, você pode optar pela conhecida mesinha ou pequenos puffs para apoiar os pés, lembrando que é importante ter um espacinho dedicado ao apoio de quitutes e bebidas.

Tons e cores ideais

As cores são elementos poderosos na composição de um espaço. Dependendo do tom escolhido, você tem o poder de diminuir ou de ampliar visualmente o espaço disponível.

Além da impressão de tamanho, as cores têm papel decisivo nas sensações que o usuário do local desfrutará. Assim, a decoração da sala de estar deve oferecer sensações agradáveis, de relaxamento e de alegria.

Prefira cores neutras ou próximas dos tons frios, que trazem um ar de frescor e de paz ao espaço. O calor e o aconchego ficam por conta de uma iluminação mais amarela durante a noite ou natural durante o dia.

Living room in Contemporary style. 3D images

Objetos pessoais e acessórios

A decoração da sala de estar é bem pessoal, por isso, use painéis com fotografias dos familiares, do animal de estimação e até mesmo obras que remetam a boas lembranças nesse espaço. As imagens podem estampar experiências valiosas e viagens memoráveis, afinal, é importante que a decoração traga um pouco da presença da família.

Nas aberturas, as cortinas devem possibilitar o bloqueio total da luz para aqueles dias de cinema em casa e, nesse caso, um tapete gostoso para abrigar os pés é perfeito! Não se esqueça das plantas e outros elementos que decoram muito bem a sala de estar, como esculturas e quadros do gosto da família. Em muitas residências, dispor de espelhos permite ampliar o espaço, além de tornar o cômodo mais bonito e convidativo.

Bons equipamentos

Cuidado na hora de escolher os equipamentos para esse ambiente. Aparelhos de ar-condicionado não devem ficar muito próximos do usuário, nem competirem com a decoração da sala de estar.

Uma TV adequada ao tamanho da área que você dispõe também é importante para evitar incômodos. Se o espaço for pequeno, não adianta investir na maior televisão que tem no mercado.

Embora tentador, ter um aparelho de grandes dimensões em uma sala de estar pequena pode prejudicar a visão de quem a assiste, visto que os olhos precisam trabalhar mais para acompanhar a imagem tão de perto. Por outro lado, uma TV pequena em um cômodo grande aparenta estar longe e ser de difícil visualização para o morador. É bom frisar que na decoração da sala de estar não é preciso os melhores elementos, mas ser agradável e motivo de orgulho para quem a habita.

O que é necessário na decoração da sala de estar para você? Deixe seu comentário no post!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria