Morando sozinho: 9 coisas para fazer no micro-ondas que você não sabia

0
2765

O micro-ondas só serve para esquentar a comida e o leite. Se essa é a frase que você mais ouvia da sua mãe ou avó, alegre-se em saber que elas estavam erradas: o micro-ondas faz muito mais do que isso. Aliás, ele é indispensável para quem está morando sozinho.

Continue lendo e veja dicas que vão convencê-lo de que esse eletrodoméstico pode ser o melhor amigo da alimentação dos solteiros — e dos casados também, é claro!

Usando o micro-ondas corretamente

Em geral, para cozinhar no micro-ondas, basta entender alguns passos básicos. A sua potência existe para ser usada. Ela é equivalente ao tipo de chama do fogão. Mas em vez de fogo alto, médio ou baixo, o micro-ondas conta com mais opções de graus de temperatura, além das opções de descongelamento.

Cada aparelho classifica suas potências com números diferentes, mas a maioria mostra no visor os números: 100, para potência máxima; 90 para médio alto; 80 para médio e 70 seria equivalente ao fogo baixo. Já os valores que vão do 60 ao 30 servem principalmente para descongelar alimentos.

Infelizmente, o grau de calor desses valores pode variar entre aparelhos de marcas diferentes. Como saber? Só usando mesmo, ou procurando no manual. Mas esse detalhe é facilmente ajustável, já que muitas receitas para micro-ondas informam que o alimento deve ter seu tempo de preparo ajustado de acordo com a energia alcançada pelo aparelho. Assim, se para alguns o preparo da pipoca de micro-ondas leva 5 minutos, para outros, bastam cerca de 3 minutos para estourar as pipocas.

Agora que as principais informações sobre como preparar alimentos no micro-ondas já foram explicadas, surpreenda-se ao ver que, com ele, podemos preparar vários pratos muito saborosos!

1. Cozinhando vegetais picados

Cozinhar vegetais no micro-ondas poupa tempo e evita que os alimentos percam algumas de suas propriedades. Existem recipientes próprios para cozinhar no micro-ondas. Prefira os que permitem o cozimento a vapor (que mantêm os nutrientes do alimento) e siga as instruções que vêm com o produto.

O tempo de cozimento varia de acordo com o vegetal e com o corte feito, portanto, quanto menor for a superfície de contato, menor também será o tempo gasto. Vagem, cenoura e beterraba costumam demandar mais tempo.

2. Cozinhando batatas inteiras

Seja para rechear as batatas inteiras, para amassá-las ao preparar um purê ou para serem pré-cozidas antes de levar ao forno convencional com a carne assada, cozinhar batatas inteiras no micro-ondas é muitíssimo prático e rápido.

Sem tirar a casca (por isso escolha batatas com cascas intactas e superfície homogênea) faça alguns furos com um garfo em um dos lados da batata e leve-a ao micro-ondas por 3 minutos. Vire a batata, faça furos do outro lado e retorne ao aparelho por mais 3 minutos. Recheie a batata e delicie-se!

Se a intenção for fazer purê ou uma sopa cremosa, deixe a batata por mais tempo (em média, 6 minutos de cada lado). Descasque e amasse com um garfo.

3. Descascando alho

Essa é uma função curiosa do micro-ondas. Para descascar alhos, corte a base dura que une todos os alhos, coloque-os soltos e separados na borda do prato giratório e ligue por um tempo que pode variar de 8 a 15 segundos.

Após esse tempo, a casca vai sair com facilidade e inteira — basta segurar a ponta do alho com os dedos de uma mão e apertar a outra ponta com os dedos da outra mão.

4. Preparando ovos mexidos e omelete

Seja para cozinhar apenas um ovo ou para fazer omelete, você pode usar o mesmo vasilhame, em geral, de plástico. Para preparar o ovo, unte o recipiente com azeite, coloque o ovo, fure a gema com um palito (em dois ou três pontos) e programe para 1 minuto. Após esse tempo, verifique se precisa aquecer mais e vá aumentando o tempo de 20 em 20 segundos.

Já para fazer ovos mexidos, coloque a mistura em um recipiente próprio — alguns servem tanto para cozinhar um ovo quanto para fazer omeletes e fritadas —, tampe e leve ao eletrodoméstico em potência alta por 1 minuto e meio. Abra, mexa com um garfo e volte ao micro-ondas pelo mesmo tempo.

5. Fazendo batata chips

Essa dica é muito simples e pode ser feita com batata comum e com batata-doce. Fatie a batata em formato de chips, arrume as fatias em um prato de cerâmica e leve ao micro-ondas por 2 minutos. Vire-as e repita o processo.

Como o tempo pode variar bastante, na primeira vez que fizer, deixe por apenas um minuto de cada lado, pois as fatias podem queimar mesmo se o tempo for curto.

6. Torrando amendoins

Torre amendoins em apenas três ou quatro minutos. Coloque os amendoins no micro-ondas, ajuste para a potência máxima e marque 2 minutos. Tire, mexa-os, coloque por mais 1 minuto, mexa novamente, e repita a operação até torrar tudo. O mesmo processo serve para torrar nozes ou castanhas.

7. Preparando brownies e bolos de caneca

Na internet, há várias receitas de bolos de caneca, brownie e até torta de liquidificador salgada. Escolha uma caneca grande (larga ou bem alta), coloque os ingredientes informados na receita — lembrando de furar a gema para que ela não estoure dentro do micro-ondas — e deixe pelo tempo indicado na receita, cerca de 3 minutos.

8. Descascando cebolas

Essa dica é bastante útil e ainda faz com que, depois, você fatie as cebolas sem chorar. Faça assim: corte as duas pontas da cebola e coloque-a no micro-ondas por apenas 30 segundos. Retire a casca da cebola e pique-a como desejar.

9. Cozinhar macarrão

Para cozinhar macarrão tradicional — não apenas o instantâneo, que já vem com as instruções de preparo no micro-ondas na embalagem — use um litro de água para preparar uma xícara de macarrão, com apenas duas exceções: parar fazer espaguete, use um pouco menos de água e, para fazer penne, use um pouco mais de água.

Coloque a massa na água ainda fria (diferentemente do preparo no fogão, já que a água deve estar fervendo antes do acréscimo da massa) e cozinhe em potência alta por cerca de 10 minutos para ficar al dente e 12 minutos se preferir uma massa mais macia. Escorra a água imediatamente para interromper o cozimento.

Viu como é fácil usar o micro-ondas para fazer coisas que você nunca tinha imaginado? Mas lembre-se de que todos os tempos citados podem variar e isso você só vai aprender ao colocar em prática tudo o que foi ensinado.

Esperamos que você — que está morando sozinho por opção ou necessidade — tenha gostado das dicas que facilitarão sua vida na cozinha, e aproveitamos para sugerir outro post do qual você certamente gostará: vida de solteiro: 6 itens essenciais para sua primeira cozinha.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria