Mix de estampas na decoração: saiba como apostar na ideia

2
281

Assim como na moda, o mix de estampas também está em alta no universo da decoração. Também conhecida como composé, essa tendência tem sido integrada nos projetos modernos de apartamentos, casas e escritórios.

O mix de estampas nada mais é do que a mistura de diferentes padrões em  um mesmo ambiente, e o ponto positivo dessa proposta é que ela agrega charme, irreverência e modernidade à decoração. Quer saber como usar essa tendência? Então continue lendo o nosso artigo!

Por que apostar no mix de estampas?

Misturar estampas é uma estratégia bacana para alegrar o ambiente com um toque de vida e cor. Para os especialistas, misturar cores, desenhos e formas é uma das melhores técnicas para quebrar a monotonia da decoração. Mas tem um detalhe: é necessário usar o mix de estampas com equilíbrio, para o resultado não ficar exagerado e descontextualizado com o restante da decoração.

Onde usar o mix de estampas?

Da sala à cozinha, do banheiro ao quarto, o mix de estampas pode ser usado em qualquer ambiente. A composição pode ser feita com papéis de parede estampados, almofadas, cortinas, luminárias, móveis,  tapetes, fronhas, quadros, edredons, enfeites e artigos decorativos. Vale destacar que, muitas vezes, as próprias empresas já vendem peças no mais perfeito estilo composé.

Que estampas escolher?

Não há muitas regras! A escolha deve ser baseada nos gostos pessoais e também no conceito da decoração. Existem inúmeras estampas no mercado, incluindo as florais, listradas, animal print, geométricas, com grafismos, poás, dentre outras. O importante ao misturá-las é que haja uma “conversa” entre as cores.

Equilibre as estampas

Para não pesar o visual e montar uma decoração bonita, moderna e agradável, é preciso equilibrar as estampas. Se uma estampa for maior, mais colorida e chamativa, a outra deve ser mais discreta. Vá fazendo esse jogo de combinações harmoniosas que não tem erro. Faça também o contraponto com superfícies lisas e neutras. Fica incrível!

Combinações clássicas

Para quem fica inseguro na hora de misturar estampas, a melhor alternativa é investir nas combinações clássicas. Listras com flores é uma mistura interessante e mais certeira. Poás com listras também é um excelente mix, até porque ambas as estampas são elegantes e atemporais. “Perigosas” mesmo são as estampas de fruta e animal print.

O poder das estampas

Exatamente como ocorre no contexto fashion, as estampas também exercem papéis importantes na decoração. As listras, por exemplo, possuem a capacidade de ampliar ou diminuir os espaços. Na horizontal, elas causam o efeito visual de amplitude; na vertical, transmitem a sensação de que o pé direito é mais alto. Florais pequenos passam romantismo e delicadeza, já os florais maiores dão um toque de alegria e frescor ao ambiente. Cada estampa possui um poder, um diferencial que pode quebrar a monotonia da décor.

Dicas extras

  • Atente-se às proporções na hora de usar o mix de estampas;

  • Aproveite para fazer um mix de texturas;

  • Tons como azul marinho, preto, vinho e branco são sempre excelentes para fazer o mix de estampas;

  • Comece a mistura aos poucos, primeiramente apostando no mix em acessórios como vasos e capas de almofada.

E aí, gostou das nossas dicas? Curte o mix de estampas ou acha a proposta ousada demais? Compartilhe conosco as suas opiniões!

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.