Como fazer a limpeza de calhas

0
3217

Com o tempo, a água, a poeira, areia, folhas de árvores, resíduos sólidos e outras sujidades podem ficar retidas nas calhas. Esse acúmulo de sujeira inevitavelmente causa danos sérios no telhado, na estrutura das paredes e também na pintura. Por essas e outras, manter a calha devidamente limpa é fundamental para a conservação da sua casa. Quer saber como realizar essa tarefa? Então continue lendo o nosso artigo!

A importância da limpeza de calhas

Higienizar as calhas é, sem dúvida nenhuma, um dos processos mais importantes da manutenção da residência – isso porque, quando a calha está limpa, ela recolhe da maneira correta a água da chuva que escorre sobre o telhado, evitando problemas de infiltração e umidade excessiva.

Limpe duas vezes por ano

Para garantir o bom funcionamento da calha e proteger o seu imóvel de danos irreversíveis no telhado e nas paredes, o ideal é que a limpeza de calhas seja feita pelo menos duas vezes por ano. Uma análise e limpeza superficial podem ser feitas trimestralmente mas, de modo geral, a higienização profunda a cada seis meses é suficiente.

Passo a passo simples para limpar calhas

  1. Acesse o telhado com o auxílio de uma escada e nunca apoie a escada diretamente na calha, pois ela pode danificar ou até mesmo quebrar. O ideal é contar a ajuda de uma segunda pessoa para segurar a calha enquanto você limpa;

  2. Remova galhos, folhas e outras sujidades soltas. Elas são mais fáceis de serem removidas! Vale salientar que, se você decidir tirar a sujeira com as mãos, use uma luvas específica. É possível também utilizar uma colher plástica ou pá de jardim para limpar a calha;

  3. Ponha todos os resíduos sólidos em um saco de lixo, pois isso evita que a calha entupa logo depois da limpeza;

  4. Bata ao longo da calha levemente a fim de localizar a obstrução. Onde não houver obstrução, a calha emitirá um som agudo. Já quando se chega  à obstrução, o som é mais baixo e soa como um baque;

  5. Utilizando a mangueira, enxágue a calha e confirme se ela não está entupida. Essa etapa serve para desobstruir a calha, remover os resquícios de sujidade e verificar se a água está escoando normalmente.

Dicas extras para limpar calhas com eficiência e segurança

  • Não faça a limpeza de calhas em dias de chuva, especialmente em tempestades com ocorrência de raios;

  • Antes de subir no telhado, separe tudo o que vai precisar: sacolas, luvas, colheres, pá e mangueira;

  • A mangueira de alta pressão é excelente para fazer a limpeza de calhas;

  • Use um desentupidor no topo da calha e gire-o de cima para baixo tentando liberar a obstrução;

  • Faça a inspeção da calha  frequentemente para verificar se já está na hora de fazer a limpeza;

  • No caso dos edifícios, a limpeza de calhas deve ser realizada por profissionais.

E aí, viu como é fácil limpar calhas? Você já cumpre essas etapas na higienização das calhas na sua residência? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima e fique de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria