Limpeza da caixa d’água: como e quando fazer?

0
1314

Muita gente não sabe, mas a caixa d’água deve ser limpa duas vezes por ano para manter a qualidade da água e evitar riscos de contrair doenças. Isso mesmo! Por ficar escondida, muitos se esquecem de tomar este cuidado, que protege a família e evita doenças como verminoses, infecções, hepatite, cólera, tifo, diarreia e dengue. Problemas gastrointestinais, de fato, podem ter origem na água suja consumida em casa.

Vale lembrar que limpar a caixa d’água demanda certo tempo. Por isso, programe com antecedência quando será a limpeza para se dedicar com calma à atividade (um pouco cansativa, mas extremamente importante).

Checklist da limpeza

Antes de partir para a empreitada, anote tudo o que você vai precisar:

  • 1 balde;

  • 2 panos limpos;

  • 1 esponja ou escova (não pode ser de aço);

  • 1 escada;

  • 1 pá de plástico;

  • Água sanitária.

Higienização da caixa d’água: confira o passo a passo

1. Apoie a escada perto da caixa d’água em um local bem seco. Verifique se está bem firme para evitar acidentes. Outros cuidados também devem ser observados, como a atenção aos fios elétricos nas proximidades e a utilização de calçados apropriados.

2. Comece fechando o registro.

3. Esvazie a caixa d’água, deixando pelo menos um palmo de água para a limpeza. A água da caixa não deve ser desperdiçada. O ideal é guardar o conteúdo em baldes tampados e ir usando à medida da necessidade da casa.

4. Tampe a saída da água com um paninho.

5. Limpe bem o interior da caixa com um pano úmido, mas sem usar nenhum tipo de produto (lembre-se: em hipótese alguma use sabão em pó, detergentes, desinfetantes ou afins!). Nesta etapa, utilize uma escova de fibra vegetal ou de plástico para fazer a limpeza, que são os materiais mais indicados para limpar as caixas d’água de fibrocimento. Uma esponja também poderá ser usada.

6. Retire toda a água suja da lavagem com a pá de plástico e seque bem o fundo da caixa.

7. Deixe a caixa encher novamente e depois feche o registro.

8. Agora, adicione 1 copo de água sanitária para cada 1000 litros de água. Se sua caixa for de cinco mil litros, coloque cinco copos de água sanitária, e assim sucessivamente. Deixe em repouso por duas horas. Lembre-se de molhar as paredes da caixa a cada 30 minutos com a mistura. Vale enfatizar que essa água é imprópria para consumo!

9. Passado o período de repouso, com a bóia amarrada e o registro fechado, esvazie a caixa.

10. Abra todas as torneiras da casa e acione a descarga para desinfetar os canos, mas não desperdice essa água, que pode ser usada para a lavagem de quintais, banheiros e pisos. Feche bem a caixa para evitar a entrada de insetos (principalmente do mosquito da dengue), sujeira e outros animais, evitando a transmissão de doenças. A tampa da caixa também deve ser higienizada. Finalmente, o último passo é agendar a data da próxima limpeza: marque com caneta ou cole uma etiqueta com o dia que cada higienização foi realizada. Deste modo, ficará mais fácil lembrar da próxima!

A caixa d’água é uma espécie de reserva própria da casa, uma poupança do consumidor. Em casos específicos de interrupção no fornecimento (nas situações de emergência), ela é mais do que importante. Por este motivo, é fundamental que esteja sempre limpa!

E você, gostou das nossas instruções? Realiza uma limpeza periódica da sua caixa d’água? Se tiver dúvidas e outras dicas sobre este assunto, não se esqueça de comentar!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria