Como limpar box, portas e janelas de vidro?

1
3067

Portas, janelas e boxes de vidro agregam beleza, claridade e sofisticação aos ambientes. Para conseguir sempre este efeito, no entanto, é claro que não pode faltar um “detalhe” mais que importante: a limpeza caprichada do material.

Vale reforçar que o vidro acumula resíduos com facilidade, incluindo poeira, sabonete, manchas de vapor e marcas de dedo. Isso significa que cuidar de janelas, portas e boxes envidraçados é um verdadeiro desafio. A boa notícia é que existem alguns truques bem simples e eficientes para simplificar essa tarefa. Ficou curioso? Então continue lendo o nosso artigo!

Soluções caseiras são baratas e eficazes

Segundo especialistas, existem duas soluções caseiras bastante eficazes para limpar superfícies de vidro. A primeira delas é composta pela mistura de vinagre branco e detergente neutro. Esses dois produtos devem ser misturados na mesma proporção. Feito isso, basta aplicar a solução com uma palha de aço. Os movimentos precisam ser leves e circulares para não marcar ou arranhar o vidro. Depois, é só enxaguar e passar álcool na superfície para secar, dar brilho e tirar eventuais manchas do material.

A outra dica de solução caseira pode ser criada pela mistura de 1 colher de sabão em pó,  2 colheres de bicarbonato, 1 colher de álcool, 1 xícara de vinagre e 1 xícara de água morna. O processo de aplicação é exatamente igual ao sugerido acima, e o efeito final também é muito similar. Com esse tipo de produto para a limpeza, o procedimento deve ser repetido pelo menos a cada 30 dias, mas o ideal é que seja quinzenal.

Limpa-vidros nem sempre funciona

Nem sempre o uso de limpa-vidros é eficaz: este produto só penetra e impregna em vidros com gordura. Além disso, cria uma película que embaça a superfície com o passar do tempo. Se mesmo diante dos problemas que o produto pode causar você acabar optando pelo limpa-vidro, tome o cuidado de usar jornais ou panos macios que não soltem pelo para secar e dar brilho ao vidro.

Dicas extras para cuidar da limpeza e manutenção dos vidros

  • Independentemente de apostar em soluções caseiras ou industrializadas, se o seu vidro tiver película protetora, use esponja macia ao invés de palha de aço. A aspereza pode danificar a película;

  • Nunca lave o box com menos de 24 horas de instalação. Isso garante a secagem do silicone utilizado na vedação;

  • Mesmo sendo uma prática incomum, é recomendado secar o boxe diariamente após o banho. Essa estratégia evita a formação de manchas, especialmente de sabonete e gotas d´água;

  • Procure deixar as bordas dos vidros, inclusive dos espelhos, sempre secas e limpas;

  • Evite a umidade e prefira instalar vidros em ambientes com muita ventilação, exceto no caso do banheiro, que é um ambiente úmido por natureza;

  • Não utilize em superfícies envidraçadas produtos saponáceos,  lixas e materiais rígidos;

  • Nem pense em usar facas para tirar sujeiras em alto relevo;

  • Dentre os materiais de limpeza que não funcionam para a limpeza de vidros estão os ácidos, amoníaco, alcalinos, água sanitária ou cloro.

E aí, gostou das nossas dicas de limpeza e manutenção de vidros? Vai usá-las no dia a dia da sua casa? Compartilhe também suas dicas conosco nos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria