Lavanderia: o que é necessário para montar a sua?

0
4373

Muitas pessoas, ao montarem suas residências, cuidam exclusivamente dos ambientes internos e se esquecem de que as áreas externas são tão importantes quanto eles. Neste sentido, uma das partes mais desprivilegiadas da casa é a lavanderia, também conhecida como área de serviço.

Pensar neste espaço é imprescindível em termos de organização e funcionalidade, pois uma lavanderia desorganizada faz com que muito tempo seja perdido, além de deixar a casa com um aspecto bagunçado. Quer saber como otimizar o espaço, equipar essa área e montar uma lavanderia incrível? Confira as nossas dicas!

Planeje, planeje, planeje!

Não é porque este espaço é pequeno e pouco frequentado que as intervenções devem ser aleatórias e sem planejamento. Antes de montar a lavanderia, coloque no papel o que será feito, meça os espaços, avalie as possibilidades, faça uma lista de compras e não deixe de orçar cada item.

Se as mudanças se restringirem à reorganização da lavanderia, envolva a família neste processo. Por outro lado, se as alterações forem mais drásticas, incluindo troca de pisos, pintura e instalações elétricas e hidráulicas, contrate mão de obra especializada. Mas lembre-se: todos os gastos devem ser previstos, planejados e anotados.

Aproveite os espaços

Nas construções modernas, o espaço reservado às lavanderias está cada vez mais reduzido. A tendência dessa área é ficar mais “enxuta” nos projetos arquitetônicos, mas existem formas muito eficientes de fazer o local parecer mais amplo. Uma boa alternativa, neste caso, é apostar nas cores claras para este ambiente.

Escolher aparelhos multifuncionais também ajuda a economizar espaço. Não há como negar que  máquinas “lava e seca”, por exemplo, ocupam menos espaço do que uma lavadora (ou tanquinho) e uma centrífuga trabalhando isoladamente. Outra dica que pode fazer a diferença é escolher tanques que venham com armário embutido. Neste espaço é possível guardar produtos de limpeza e outras miudezas.

É importante também manter todo e qualquer produto com os devidos rótulos, além de se assegurar de que os inseticidas, sabões, detergentes e alvejantes estejam armazenados fora do alcance de crianças.

Organize e descomplique

A regra máxima da organização domiciliar é manter cada coisa em seu lugar. Isso não é diferente nas lavanderias! É neste espaço que serão guardadas peças de vestuário, produtos de limpeza, utensílios domésticos e afins. O ideal é que você encontre tudo o que precisa sempre que você procurar. Gavetas, cestos e caixas organizadoras te darão uma mãozinha nessa tarefa. Pode acreditar!

O que não pode faltar na sua lavanderia?

Para tornar a montagem da sua lavanderia ainda mais fácil, preparamos um check list com itens imprescindíveis para a estruturação e organização desta área. Confira:

  • Varal (de teto, de chão ou de parede);

  • Tábua e ferro de passar;

  • Prendedores de roupa;

  • Cesto de roupa suja;

  • Pia (de preferência de aço);

  • Piso antiderrapante;

  • Prateleiras;

  • Porta sabão em pó;

  • Caixas organizadoras;

  • Armário (se houver espaço);

  • Máquina de lavar;

  • Escova para lavagem;

  • Produtos de limpeza (sabão em pó, amaciante, alvejante, etc).

 

E aí, gostou das nossas dicas? Quais outras ideias você tem para a montagem de sua lavanderia? Mãos à obra e bom trabalho! Não se esqueça de voltar para contar o resultado!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria