Janelas de correr, de fechar ou de teto: qual é a melhor?

0
624

As janelas são fundamentais em qualquer espaço construído e estão presentes em grande parte das aberturas de uma edificação. Sejam as janelas de correr, de abrir e de teto, todas elas têm características específicas, que devem ser levadas em conta na hora de escolher o modelo para a obra.

Para você não se confundir com a variedade de esquadrias presente no mercado, neste post, mostraremos as principais vantagens de cada modelo e daremos dicas para você escolher o que melhor atenda às necessidades do ambiente. Acompanhe e saiba mais!

Qual é o melhor tipo de janela?

Com tamanhos, formatos e sistemas de fechamento específicos, as janelas de todos os tipos podem oferecer vantagens. Para encontrar um modelo que atenda às suas necessidades com eficiência, você precisa entender um pouco de cada uma das opções. Confira as características dos modelos mais básicos:

Janelas de correr

Nesse modelo, as folhas correm ou deslizam lateralmente sobre um trilho presente na base e no topo da esquadria. As janelas de correr são encontradas em diferentes tamanhos e com quantidades variadas de folhas, que podem ser dobráveis ou não.

O material mais usado nas folhas da janela de correr é o vidro temperado ou laminado. Já os elementos e peças da esquadria costumam ser fabricados em madeira, alumínio, ferro ou PVC.

Vantagens

  • abertura regulada: as folhas não abrem ou fecham com a ação do vento;
  • facilidade de manuseio: abertura e fechamento simples;
  • compacta: com deslizamento lateral, as folhas não ocupam espaço dos ambientes internos ou externos quando estão abertas;
  • baixa manutenção.

Janelas de abrir

Assim como muitas das portas comuns, as janelas de abrir são aquelas em que as folhas giram sobre um eixo vertical para fazer a abertura. Esse modelo pode conter uma ou mais folhas e abrir para o lado de dentro ou de fora da construção.

A fixação das folhas é feita por meio de dobradiças ou pivôs, que tornam o modelo um pouco mais caro do que as janelas de correr.

Vantagens

  • facilidade de limpeza: acesso fácil aos dois lados da folha;
  • abertura completa do vão da janela: maior ventilação;
  • boa estanqueidade do ar e da água.

Janelas de teto

Esse modelo é bastante valorizado em projetos que visam maior proveito da luz e da ventilação natural. Como o próprio nome indica, é uma janela que fica posicionada no teto de uma construção e que, portanto, está restrita a ambientes específicos.

As janelas de teto podem ser encontradas em diferentes tamanhos e possuem sistemas de abertura do tipo basculante ou pivotante. A utilização desse tipo de abertura é bem comum nos sótãos e áticos das residências.

Vantagens

  • melhor proveito das áreas abaixo do telhado;
  • economia de espaço: a janela aberta não ocupa área do ambiente interno;
  • design diferenciado: a janela no teto gera um visual único e ousado.

Devo escolher janelas de correr, de abrir ou de teto?

Qualquer janela é capaz de deixar a casa mais fresca e iluminada, mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes de fazer a escolha do modelo. Veja dicas que podem te ajudar nessa decisão:

  • se não abre mão do estilo tradicional e do conforto, opte pelas janelas de abrir. Além do design clássico, esse modelo possui abertura que permite total proveito do vão para o recebimento da luz e da ventilação natural;
  • se tem espaço de sobra no telhado do segundo piso ou até mesmo em uma área com pé-direito duplo, aposte nas janelas de teto. O modelo traz sofisticação e ainda garante maior conforto térmico e lumínico.
  • se quer modernizar a casa sem deixar de lado a praticidade, fique com as janelas de correr. O modelo alia manuseio e design simples que tornam o conjunto mais bonito e, ao mesmo tempo, versátil.

Gostou de saber mais sobre as janelas de correr, de abrir e de teto? Assine a newsletter da Casa Show e tenha acesso aos melhores conteúdos sobre construção e decoração!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria