A janela ideal para cada ambiente: saiba como escolher

2
7368

Pode até parecer uma escolha simples, mas antes decidir qual janela usar na sua casa, é necessário avaliar algumas questões além da estética. Vale destacar que não só a beleza deve influenciar a sua decisão, mas também a incidência de luz e a ventilação no ambiente. As janelas, afinal,  são – antes de mais nada – peças funcionais.

A história de que todos os cômodos da residência devem ter janelas no mesmo padrão não passa de mito! Na verdade, o mais indicado é escolher uma janela adequada para cada espaço. Quer saber qual é o tipo de janela ideal para cada ambiente do seu lar doce lar? Acompanhe nosso artigo!

Home Theater

Como o ambiente do Home Theater demanda pouca luz, o mais recomendado é que seja usada apenas uma janela pequena, que bloqueie a entrada de iluminação. Esta estratégia aumenta a visibilidade da tela e torna o ambiente mais aconchegante e adequado para a sua finalidade.

Sala de Jantar

Em espaços de convivência da casa como a sala de jantar, a melhor alternativa é apostar em um ambiente iluminado e arejado. Por isso, é importante escolher uma janela maior, de madeira, blindex ou alumínio. Neste caso, o material não importa tanto – o que faz toda diferença é a dimensão da janela.

Quartos

Os quartos são usados não só para descanso, mas muitas vezes também para estudo. Os donos destes espaços frequentam bastante o cômodo, independentemente de ser dia ou noite. Diante disso, é importante controlar a luminosidade do ambiente, e uma persiana interna é uma excelente pedida. É possível encontrar persianas dos mais variados materiais: madeira, tecido e PVC, dentre outras, são algumas das alternativas.

Outra ótima aposta para os quartos são as  venezianas, tipos de janela muito usados em dormitórios. Com elas, a ventilação é abundante e constante por conta das frestas. Outro ponto forte deste tipo de janela é o seu  manuseio  simples, além da estética bastante interessante.

Banheiros

As janelas dos banheiros devem ser bem discretas. De acordo com arquitetos, a opção mais indicada para estes ambientes é apostar em janelas pequenas, instaladas em lugares altos e de preferência com vidros foscos. Ainda segundo especialistas na área de construção e decoração, é bacana optar por janelas cuja parte superior desliza para baixo enquanto a parte inferior projeta-se para fora. Essa mobilidade de abertura facilita a limpeza!

Cozinhas e corredores

Nestes ambientes, opte por  janelas de correr. Elas normalmente são de aço ou alumínio e se configuram como alternativas perfeitas para quem busca boa iluminação, já que se pode abrir até 50% do vão. As janelas de correr tendem a ser resistentes e adaptáveis a vários locais. Como se não bastasse, a limpeza e manutenção é bem fácil!

Atente-se aos materiais

No Brasil, as janelas são comumente de alumínio, madeira ou PVC. O ferro era muito usado em edificações antigas mas, além de ser muito caro, ele deteriora mais facilmente. As janelas de madeira e PVC oferecem melhor vedação térmica e acústica do que as janelas de metal. Vale ressaltar, no entanto, que as de madeira demandam maior cuidado na manutenção. O metal e alumínio são materiais que não vedam tanto mas, em contrapartida, são mais baratos e exigem menos cuidados.

Fique de olho nas medidas

Não existe uma regra definida, mas as medidas mais comuns de janelas indicadas para cada ambiente são as seguintes:

– Banheiros: 0,60 x 0,60.;

– Quartos e salas: 1,20 x 1,20 m;

– Cozinhas: 0,60 x 0,80 m.

E aí, já escolheu que janela usar? Nosso artigo vai te ajudar na decisão? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.