Já pensou em decorar com molduras? Confiras 5 dicas para se inspirar

0
1401

Com diferentes formas e tamanhos, as molduras são peças decorativas democráticas e versáteis. Outro fator que as torna ainda mais curinga na decoração é que elas podem ser usadas em qualquer ambiente da casa, trazendo vida, charme e beleza para os cômodos.

Hoje em dia, é possível encontrar molduras maravilhosas em locais que vão desde brechós até lojas especializadas – porém, não basta achar a moldura perfeita. É preciso saber utilizá-la! Pensando nisso, listamos algumas dicas bacanas para você se inspirar na hora de decorar com molduras. Gostou da ideia? Vem com a gente!

Escolha a  cor adequada da moldura

Na hora de decorar usando molduras, um dos maiores erros é tentar combiná-la com o restante dos objetos e móveis da casa. Na verdade, a moldura deve conversar com o ambiente e estar dentro da proposta decorativa, mas não precisa ter a mesma cor do estofado, da cortina, do tapete…

Para escolher a moldura ideal, considere as cores e o estilo da gravura ou foto que irá expor. Além disso, leve em conta a tonalidade da parede para a composição ficar bem harmônica. Se a parede tiver um tom vibrante, prefira molduras de tonalidades neutras e vice-versa.

Cuidado com o tamanho da moldura

Evite exageros nas proporções da moldura, especialmente quando o ambiente for muito pequeno ou já possuir muita informação e elementos decorativos. Se mesmo diante disso você não quer abrir mão daquele pôster ou quadro enorme, é preciso pegar leve em relação ao modelo da moldura. Nesse caso, você deve evitar cores muito fortes, detalhes metálicos, estampas e arabescos.

Preste atenção ao estilo

Ao escolher uma moldura, é indispensável prestar muita atenção ao estilo para não pecar na compra. Nesse sentido, é fundamental analisar o conteúdo a ser emoldurado, avaliar o conceito da decoração e tentar ser fiel à proposta.

Se a pintura ou fotografia for forte, densa e dramática, escolha molduras igualmente fortes e com linhas marcantes e imponentes. Mas se o trabalho artístico for  mais delicado e suave, escolha molduras simples e leves, que não entrem em conflito com o conteúdo.

Dê um toque artesanal

Uma grande tendência de decoração é optar por molduras não convencionais. Boas ideias nesse sentido são os conjuntos de molduras provençais distribuídas aleatoriamente na parede, molduras vazias, molduras preenchidas com papeis e tecidos decorativos, molduras com espelhos e até molduras pintadas diretamente na parede. Se você tiver habilidades manuais, crie suas próprias molduras.

Outras utilidades

Engana-se quem pensa que as molduras devem ser utilizadas apenas da forma tradicional. Hoje em dia, é possível dar um toque pessoal na decoração e reaproveitar as molduras de maneira criativa e funcional.  Você pode usar a imaginação e o bom gosto de maneira inusitada, dando outra cara para a moldura. Apenas tome cuidado para o visual da décor não ficar demais!

Algumas propostas bacanas para aproveitar as molduras é transformá-las em porta acessórios, tampos de mesinhas,  mural de fotos no estilo varal, decoração de entrada de portas e lousa de recados. Instalando alguns ganchinhos, a moldura também pode ser transformada em porta-bijuterias ou porta-chaves.

E aí, gostou das nossas dicas sobre molduras? Agora que você sabe tudo sobre elas, comece a utilizá-las na decoração da sua casa. Qualquer dúvida, pode contar conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria