Inspire-se: 5 dicas para decorar sua sala de jantar

0
1160

Já faz algum tempo que a sala de jantar deixou de ser usada apenas em datas comemorativas ou finais de semana. Se antes este era um ambiente mais restrito, hoje é um dos locais onde as pessoas mais permanecem, principalmente quando moram em apartamentos com a metragem reduzida – realidade de muitos.

O que mais encontramos por aí são apartamentos pequenos em que a sala de jantar e a de estar não possuem divisórias. Por isso, a decoração pode ser um ponto importante para deixar cada ambiente com um estilo próprio.

Antes de começar a montar um projeto junto com um profissional ou mesmo sem ajuda, lembre-se de que, além de se preocupar com a estética, é necessário ter atenção à funcionalidade do espaço. Portanto, o primeiro passo é ponderar se tudo o que você pretende colocar na sala irá caber. Caso contrário, o ambiente pode ter sua passagem prejudicada, ficar demasiado apertado.

Antes de começar a colocar no projeto tudo o que deve ser feito nesta área da casa, dê uma olhada nas 5 dicas que selecionamos a seguir e inspire-se para a decoração da sua sala de jantar!

Defina um estilo para a sua sala

Assim como a roupa que você veste diz muito sobre sua personalidade, a decoração também o faz em relação à sua casa. Assim, antes de começar a comprar os móveis e trocar as cores das paredes, reflita sobre a intenção que quer passar e de que maneira se sentiria mais confortável no ambiente.

Rústico, clássico, moderno e romântico: estes são alguns dos estilos que você pode imprimir em sua sala de jantar. Quer saber como? Comece pela parte estrutural. Quem gosta de romantismo, por exemplo, pode apostar em papeis de parede com estampas florais e tons pastéis.

Já as adeptas de um visual moderno podem optar por quadros e cores vibrantes na parede, como o laranja. Para quem faz um estilo mais rústico, um painel de madeira fica bem.

As clássicas, por sua vez, têm no acabamento com gesso e cores neutras nas paredes a exemplo do branco, marfim e gelo, ótimas opções.

Espelhos: mais amplitude e beleza

Para quem tem pouco espaço na sala de jantar, o uso de espelhos pode ser uma saída, já que eles ajudam a ampliar os ambientes e combinam muito bem com este tipo de espaço. Escolha uma das paredes e coloque o espelho de ponta a ponta.

No entanto, se você não pode ou não deseja investir em um espelho na parede toda, opte por vários em tamanhos menores. Pode não surtir o mesmo efeito, mas também é uma estratégia que garante uma impressão de maiores dimensões no cômodo. Neste caso, escolha uma moldura para os espelhos de acordo com o estilo da sala.

A moldura não é regra, mas pode criar um visual mais bonito. Na hora de colocar os espelhos na parede, também é importante que eles estejam bem posicionados. Uma dica é usar três, do mesmo tamanho, separados por uma distância bem pequena entre um e outro.

A mobília confortável e do tamanho ideal

Não adianta querer colocar aquela mesa linda de jantar que você viu na loja se ela vai atravancar a passagem. Aliás, em espaços reduzidos, o mais indicado é apostar nos modelos retráteis.

Para apartamentos pequenos, ainda há uma outra dica: móveis de acrílico, assim como os espelhos, também ajudam a dar sensação de amplitude ao ambiente. Além disso, são modernos e práticos para limpar.

Por falar em praticidade, é imprescindível ter cadeiras confortáveis ao redor da mesa. Mais uma vez, lembre-se de considerar o tamanho delas, que tem de estar de acordo com o espaço.

Para a estampa das almofadas, escolha padrões mais escuros que possam esconder eventuais manchas. As cores também devem “casar” bem com o ambiente.

No momento de eleger a mesa de jantar, seja criterioso: esta é a mobília mais importante deste ambiente. Considerados os limites de espaço e o estilo do restante da decoração, capriche na sua escolha!

Uma iluminação bem feita faz toda a diferença

Almoçar ou jantar na penumbra não dá, certo? Por outro lado, cuidado para não investir em uma iluminação que até ofusca. O meio termo é o mais indicado para este ambiente da casa.

Se o seu orçamento não estiver apertado, a melhor opção é apostar em um lustre bem bonito posicionado em cima da mesa, que é o foco deste cômodo: o efeito garante um charme todo especial para a decoração, deixando o ambiente mais sofisticado.

Um detalhe importante na utilização do lustre é a distância de sua instalação em relação à mesa: o ideal é que ela seja de 70 centímetros acima do tampo.

Outra forma de deixar o ambiente mais confortável, charmoso e descontraído é investir em um candeeiro, um tipo de luminária. A dica é colocá-lo em um dos cantos da sala, mas cuidado: a ideia funciona melhor em espaços maiores.

Para fechar, os artigos decorativos

Uma solução para criar a sensação de que a sala de estar é separada da de jantar em apartamentos pequenos é apostar em um belo tapete. É interessante que ele tenha uma padronagem neutra e que “converse” com o estilo e as cores do ambiente.

Dê preferência aos tapetes com as tramas bem juntinhas –  desta forma, se algum alimento cair  no chão, torna-se bem mais fácil de limpar. No caso de uma decoração rústica, você pode optar pelos modelos feitos artesanalmente com fibras naturais como o sisal.

Se houver espaço para um aparador, aposte neste ideia: o móvel é perfeito para compor salas de jantar. Em cima da peça, disponha alguns objetos decorativos como vasos e artigos em porcelana (que combinam bem nos ambientes mais clássicos). Para as ocasiões em que houver convidados em casa, o móvel também pode ser destinado à outra função: a de buffet, facilitando sua vida para servir suas visitas e liberando mais espaço para a mesa.

A partir das nossas sugestões, reflita sobre o estilo que quer dar para a sua sala de jantar e lembre-se de que decorar é aliar beleza a conforto e funcionalidade. Este ambiente é um espaço importante de convívio: capriche para torná-lo mais aconchegante!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria