Infiltração na parede? Saiba como resolver o problema em 4 passos

1
2451

A infiltração é comum em muitas residências e costuma se manifestar como manchas na superfície afetada. Quando não tratada adequadamente, ela pode atingir todo o material e causar danos permanentes na estrutura de lajes, paredes e pisos.

Seu agente de ação geralmente é a umidade advinda de chuvas, canos e poças do solo, portanto, é um problema que pode ocorrer em qualquer região e tipo de construção.

Para ajudá-lo a lidar com esse tipo de situação, listamos abaixo 4 passos para acabar com a infiltração na parede. Acompanhe!

1. Identifique a fonte da infiltração na parede

O primeiro passo para resolver esse problema está na identificação da fonte. Embora o foco de análise seja a parede, é bem possível que a umidade presente em sua superfície esteja vindo de um ponto distante. Sendo assim, procure observar os principais elementos abaixo até encontrar a localização exata da entrada da água:

Telhado

Telhas quebradas ou mal posicionadas são porta de entrada para a água da chuva, que pode descer e se instalar na sua parede. Além disso, uma calha amassada ou suja também pode fazer com que a água escorra para outros elementos verticais.

Solo

Em solos molhados, a umidade consegue chegar até as paredes por meio de alicerces mal impermeabilizados. Estes elementos fazem parte da fundação e mantêm contato direto com a terra, por isso precisam receber proteção extra desde o início da obra.

Piso externo

Com um possível acúmulo da água da chuva no quintal e respingos no piso de fora, a umidade chega facilmente até a parede da casa. Nesse caso, ela é absorvida e transferida de fora para dentro, causando a infiltração nos dois lados.

Tubulações

Canos quebrados e com vazamentos podem causar a umidade de origem interna. Em edifícios residenciais, é possível ainda que uma tubulação danificada de um único apartamento gere problemas de infiltração nos demais.

Muro vizinho

Casas construídas no limite do terreno podem entrar em contato com paredes ou muros dos vizinhos. Se estes não fizerem a impermeabilização da estrutura, você também pode acabar recebendo a umidade do outro lado.

2. Solucione o problema

Veja o que fazer para solucionar o problema em cada fonte de infiltração na parede:

Telhado

Substitua as telhas de cerâmica ou concreto danificadas ou posicione-as corretamente para acabar com o problema. As calhas devem ser mantidas limpas e, se for preciso, trocadas.

Solo

Em infiltrações que surgem da estrutura a solução é mais complicada. Nesse caso, o proprietário precisa retirar a terra do entorno para manter o solo distante das estruturas e ainda isolar o alicerce com um material específico.

Piso externo

Para solo com acúmulo de água, é preciso realizar um trabalho de drenagem para retirar o excesso de líquido de perto da casa. Os respingos que batem no piso e voltam para a parede podem ser evitados com a instalação de uma calha em toda a borda do telhado.

Tubulações

Quando a umidade vem de um cano mal instalado ou estourado, a única saída é quebrar a parede para ter acesso ao material e repará-lo ou substituí-lo.

Muro vizinho

Ao perceber a umidade vinda do outro lote, converse com seu vizinho para que ele adote cuidados preventivos e impermeabilize a estrutura do muro ou parede.

3. Limpe e repare a parede

Resolvido o problema com a fonte da infiltração, faça uma raspagem do reboco onde se encontra o foco de umidade e aguarde até que essa região seque. Depois, faça uma limpeza nas proximidades que ficaram com possíveis manchas de mofo. Para isso, misture água com vinagre e deixe agir para remover todo o bolor.

4. Finalize a superfície

Com a área limpa, aplique uma camada de impermeabilizante sobre toda a parede e refaça o reboco com uma massa de cimento resistente. Depois, é só finalizar a superfície com sua tinta favorita e curtir o resultado.

Sobre a prevenção, vale destacar que uma infiltração na parede só pode ser evitada em obras onde foram tomados os devidos cuidados desde o início da construção. Mesmo assim, casas já prontas e que apresentam o problema podem ser melhor protegidas com a identificação e tratamento rápidos do foco de umidade.

E você, conhece outras formas de lidar com a infiltração? Comente com a gente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.