Como incentivar os baixinhos a contribuírem com as tarefas domésticas?

0
175

Incentivar os filhos a contribuírem com as tarefas domésticas desde pequenos é uma ação educativa importante que vale mais pelo cultivo das responsabilidades do que propriamente pelo cumprimento das tarefas em si. E se você pensa que seu pequeno vai achar essa situação ruim, você está redondamente enganado! Os pimpolhos adoram imitar os adultos e se sentem importantes repetindo o que eles fazem. Com incentivo e elogios, eles contribuirão felizes com as tarefas domésticas e se sentirão parte de um time que só quer o bem-estar do lar!

Quer saber como fazer para incentivar seus filhotes a contribuírem com as tarefas domésticas? Então acompanhe agora mesmo nosso post e aprenda os segredos:

Dando primeiramente o exemplo

O primeiro passo para incentivar os pequenos a realizarem tarefas domésticas é, claro, dando o exemplo! De nada adianta pedir, falar e exigir que os filhos sejam organizados e colaboradores se dentro de casa os próprios pais não demonstram, na prática, esses valores. O modo pelo qual as crianças aprendem, primeiramente, é por meio da imitação. Sendo assim, se você quer que seu filho seja organizado, dê o primeiro passo, organizando-se também!

Ensinando e valorizando a tarefa

No momento em que você estiver organizando as bagunças e limpando a casa, delegue, ao mesmo tempo, alguma tarefa para seu filho fazer. As crianças se sentem importantes e super contentes quando conseguem cumprir o que foi pedido pelos pais, principalmente quando são elogiadas e têm sua ação reconhecida.

Aproveite o momento em que a criança trabalha para explicar delicadamente que a arrumação é essencial para a conservação dos brinquedos e para deixar o espaço livre e limpo para as outras brincadeiras. Conversar e fazer junto é o melhor modo para conseguir que seus pequenos se acostumem às tarefas.

Recompensando esporadicamente

Não há nenhum problema em, de vez em quando, recompensar seus pimpolhos com algum agrado quando eles cumprem uma tarefa que tenha sido por você demandada ou, melhor ainda, que tenha sido feita de modo espontâneo. Isso os fará associar as tarefas domésticas a motivos de prazer e alegria.

Obviamente as recompensas não devem ser dadas sempre, pois a organização tem que ser vista como um dever. E deveres não são sempre recompensados, certo? Então não confunda a cabecinha dos filhotes, porque depois pode ficar mais difícil conseguir diferenciar uma coisa da outra.

Dividindo as tarefas

Um outro modo de incentivar as crianças a realizarem as tarefas domésticas é demonstrando que todos os membros da família cumprem certas funções dentro de casa. Já que a mãe faz tal tarefa, o pai faz outra e o irmão mais velho faz outra, a baixinho também precisa contribuir com parte dessa divisão.

Você pode permitir que ele mesmo escolha com o que quer contribuir, mas deixe claro que essa tarefa será sua responsabilidade diária e que todos os membros da família estarão checando se ele irá o não cumpri-la!

E então, você está pronto para começar a incentivar seus pequenos a ajudarem nas tarefas domésticas? Tem alguma dica a acrescentar e enriquecer nossa listinha? Comente aqui e compartilhe suas sugestões e experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria