Impermeabilizante: onde e como aplicar

0
1032
como-aplicar-impermeabilizante

Fundamental para proteção da estrutura contra infiltração, umidade e fungos, a impermeabilização das paredes é um processo que não pode faltar na hora de construir ou reformar o ambiente. Antes o material era aplicado exclusivamente na parte externa das casas, mas atualmente, percebeu-se a necessidade de também cobrir as paredes internas com impermeabilizante em determinados casos.

Embora o mais indicado seja a realização do processo durante a construção do imóvel, algumas vezes é preciso aplicar impermeabilizante para resolver um problema de infiltração ou mesmo prolongar a vida útil do imóvel. Para ajudá-lo nessa tarefa, nós criamos esse artigo.

como-aplicar-impermeabilizante

Como realizar a aplicação?

Existe uma série de processos para a impermeabilização das paredes ou teto que garantem a efetividade do tratamento e evitam problemas como o escurecimento da superfície onde o produto é utilizado. A primeira etapa para impermeabilização é identificar o tipo de superfície que será trabalhada, pois essa informação definirá os próximos passos.

Tijolo aparente na área externa

O material indicado para essa estrutura são as resinas acrílicas, pois, além da sua qualidade impermeabilizante, elas são resistentes à radiação ultravioleta. Antes da aplicação, é necessário o uso de um fundo selador para impedir que o tijolo absorva a resina e, por consequência, ocorra o escurecimento da parede.

Reboco externo

Nesse caso, apenas o uso de uma tinta especial é suficiente para proteger as paredes. Depois de aplicar os produtos adequados, as paredes podem receber qualquer revestimento, com exceção de tintas à base de solventes. O único cuidado na hora da aplicação é garantir que a superfície esteja limpa e úmida.

Parede interna

O processo pode ser realizado quando há solo encostado na parede externa ou quando problemas como mofo ou infiltração são encontrados na superfície. Para resolver o problema, é indicado a remoção do revestimento e aplicar uma mistura de impermeabilizante com cimento.

como-usar-impermeabilizante

Impermeabilização da laje

O produto adequado para esse processo vai depender diretamente se a laje será utilizada para trânsito de pessoas. Nas estruturas onde há passagem de pedestres, é necessário a aplicação da manta asfáltica. Já nas lajes sem tráfego apenas impermeabilizante é capaz de resolver o problema. Nesse último caso, recomenda-se o uso do produto com tom mais claros, para garantir um maior conforto térmico.

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com você nas redes sociais.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria