Iluminação residencial: descubra quais são os tipos de luminária mais adequados para cada ambiente

0
404
iluminacao-cozinha
Iluminação da cozinha

Escolher as luminárias corretas para cada ambiente da casa é importante tanto para a decoração quanto para a correta distribuição da luminosidade pela casa.  Ter uma iluminação residencial adequada é essencial para gerar a sensação de bem-estar e conforto em áreas íntimas ou dar o foco necessário a ambientes de serviço.

Para isso é importante pensar, não só na quantidade e na cor da luz em cada ambiente, mas também na disposição e distribuição mais adequadas dos pontos de luz. Separamos dicas fundamentais para te ajudar a escolher as luminárias para cada ambiente da sua casa, confira!

Iluminação do living e sala de estar

iluminacao-sala-de-estar
Iluminação da sala de estar

A sala normalmente é um espaço multifuncional, onde as pessoas se reúnem para conversar, assistir televisão, receber visitas…. Por isso a sua iluminação precisa ser versátil e adequada para todas as atividades. O ideal é que este ambiente traga a sensação de aconchego, mas sem prejudicar a funcionalidade das atividades.

Luminárias pendentes podem ser usadas na iluminação geral, mas o ideal é setorizar a iluminação de modo a contemplar todas as funções deste cômodo. Use arandelas e abajures para criar um fluxo de luz lateral, mais difuso do que direcionado, que ajuda a trazer essa sensação de conforto e aposte em pontos específicos de iluminação direcional para valorizar quadros e objetos específicos.

Se você tiver um home office no living aposte em luminárias de mesa para reforçar a iluminação. Lâmpadas com luz branca ajudam a manter o foco além de mostrar as cores com mais precisão.

Sala de jantar com mais charme

iluminacao-sala-de-jantar
Iluminação da sala de jantar

Este ambiente pode estar integrado à sala de estar, mas mesmo assim merece o seu foco próprio de iluminação. A melhor opção é escolher uma luminária pendente com fio longo, que deixe o foco da iluminação entre 60 cm e 80 cm de distância da superfície da mesa. Deste modo a luz destaca os alimentos sem ofuscar o olhar. É importante que você escolha lâmpadas que não emitam calor,  pois a sua proximidade pode causar desconforto durante as refeições. Lâmpadas de Led são as mais indicadas para este espaço.

Cozinha e lavanderia: iluminação funcional

iluminacao-cozinha
Iluminação da cozinha

Ambos os ambientes são destinados ao trabalho doméstico, por isso precisam de uma iluminação intensa e bem distribuída, sem causar sombras que possam prejudicar a visualização do ambiente.

Platfons e spots distribuídos pelo teto oferecem uma boa luminosidade no ambiente, mas se os armários suspensos projetarem sombra sobre bancadas e pia, você pode incrementar a iluminação com fitas de Led ou lâmpadas tubulares posicionadas abaixo deles.

Quartos aconchegantes com luz indireta

iluminacao-quarto
Iluminação do quarto

A iluminação do quarto deve ser aconchegante e intimista, proporcionando o clima de relaxamento necessário para o descanso. Deste modo, o mais indicado é investir em uma iluminação difusa e indireta.

Luminárias pendentes compridas, abajures e spots estrategicamente posicionados são perfeitos para criar o efeito de iluminação indireta. Se forem controlados por dimmer, que controla a incidência de luz do ambiente, a sensação de conforto é reforçada.

Banheiro: equilíbrio entre funcionalidade e conforto

iluminacao-banheiro
Iluminação de banheiro

O banheiro precisa de uma iluminação reconfortante, mas ao mesmo tempo, a mais parecida possível com a luz natural, pois é nesse espaço que as pessoas costumam se maquiar, fazer a barba e cuidar da aparência.

Como o espaço deste ambiente é menor, precisa de poucos pontos de luz. Em geral, um platfon de embutir é suficiente para dar a iluminação geral do espaço. Spots próximos, posicionados preferencialmente ao redor do espelho complementam a iluminação, preenchendo as sombras e fornecendo luz uniforme em todo o rosto.

Uma dica é escolher lâmpadas com IRC entre 80 e 100, que deixam as cores mais próximas às da luz natural, e spots e platfons blindados, resistentes ao vapor de água e à umidade típica dos banheiros.

Closet funcional e aconchegante

Se você tem um closet amplo em sua casa ou apartamento, precisa de um projeto de iluminação especial para ele. Além de proporcionar uma luminosidade bem próxima da natural, é preciso que todos os itens sejam visualizados com facilidade.

Spots de luz dentro dos armários e nichos ajudam na visualização de roupas e acessórios. Já na penteadeira é válido usar arandelas nas paredes, em torno das laterais do espelho, para promover iluminação uniforme sobre o rosto. Pendentes e lustres podem criar uma iluminação geral com efeitos decorativos, deixando o ambiente mais charmoso.

Temos todas as soluções de iluminação para a sua casa, confira toda a nossa variedade de produtos e comece já a sua reforma!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria