Iluminação ideal para o quarto

0
514

O quarto é o ambiente mais íntimo da casa e, para que ele seja acolhedor, confortável e relaxante, é preciso pensar na iluminação certa. As luzes do cômodo devem estar em sintonia com a sua personalidade para, assim, poderem fazer a diferença na rotina e proporcionar uma noite de sono restauradora.

Independente do seu estilo, é preciso pensar em iluminar de forma agradável e funcional. Existem vários tipos, cores e formatos para escolher, e cada um pode ter funcionalidades diferentes ou complementar a funcionalidade do outro. Além disso, tudo deve ser escolhido de acordo com o tamanho do quarto.

A primeira coisa a destacar é que as lâmpadas amareladas são as mais recomendáveis, pois transmitem a sensação de tranquilidade e aconchego. Usar controles de intensidade da luz também é uma ótima escolha. Eles permitem escolher o ponto ideal para cada momento, principalmente aqueles mais íntimos.

Agora, dê uma olhadinha nos tipos indicados para o seu quarto:

Plafon: pode ser utilizado para iluminação geral do local. Por distribuir a luz uniformemente, a sua incidência é menos cansativa, mais difusa e agradável.

 

Pendente: esse tipo é ótimo para iluminar lugares específicos, principalmente em cima da cama. Sua luz é aconchegante e amena.

 

Abajures: são verdadeiros aliados dos amantes da leitura e podem integrar a decoração do quarto.

 

Luminárias: são ótimas opções para espaços restritos. Também é muito utilizada como luz de apoio, assim como os abajures.

 

Spot: ótimas opções para áreas de circulação, os spots se adaptam a vários estilos e espaço, podendo ser usados tanto como luz direcionada como para iluminação geral.

 

Lustres: trazem mais elegância, sofisticação e romantismo para o quarto. Em combinação com outras formas de iluminar, são uma opção diferenciada e moderna.

 

E aí, já escolheu a iluminação mais adequada para o seu quarto? Lembrando que você não precisa se prender a um único estilo. Tá liberado combinar os produtos, contanto que o clima do local fique equilibrado e convidativo.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria