Horário de verão: como proteger seus móveis da luz do sol?

0
1164

O horário de verão é sempre causador de discussões: uns amam o dia mais longo, outros não conseguem se acostumar a acordar mais cedo de manhã, entre muitos outros argumentos. Mas o verão ajuda, e muito, em alguns pontos, como, por exemplo, secar as roupas no varal com o sol forte, não é mesmo?

E quando o calor é forte demais? Apesar de estarem, em geral, dentro de casa, os móveis costumam sofrer com a exposição excessiva ao sol. Durante o horário de verão, esse desgaste pode ser maior, já que temos mais horas de luz solar.

Você sabe como fazer para proteger os seus móveis e evitar rachaduras ou esmaecimentos? Leia o post que preparamos para você!

Não hesite em mudar os móveis de lugar

Reserve um final de semana para ficar o dia inteiro em casa e observe os principais locais que tomam sol o dia todo. Então, veja se é possível trocar de lugar os móveis que ficam nestes pontos.

Por exemplo, se a sua sala de estar é espaçosa e você não aguenta mais o sofá de couro sempre quente, mude-o de posição. Pode ser que ele não fique no local ideal para a decoração, mas lembre-se de que é só por um período. Depois você poderá colocá-lo de volta em seu lugar original.

Coloque cortinas blecaute nos pontos críticos

Sabemos que a luz solar é muito benéfica por diversos motivos, mas ela é uma grande vilã quando entra em contato diretamente com o mobiliário. Caso a mudança dos móveis não seja o suficiente, ou você possua itens que não podem ser trocados de lugar, instale cortinas blecaute.

O bacana de usar cortinas é que, com elas, você consegue dosar a quantia de sol que deseja. Pode, por exemplo, deixá-las abertas durante a manhã, quando o sol é mais fraco, e fechadas durante a tarde. Ou deixar um cantinho sempre aberto e o restante fechado, caso tenha que ficar o dia todo fora de casa.

Outro ponto positivo desse tipo de cortina é que ela realmente elimina qualquer iluminação externa, ou seja, continua sendo um bom acessório o resto do ano. Principalmente na sala, para evitar reflexos na televisão, e nos quartos, para quem gosta de dormir no escuro total.

Para períodos longos fora de casa durante o horário de verão, cubra os móveis

Com o verão também chegam as férias, o que significa a família toda viajando junto. Mesmo que sua casa fique bem fechada, coloque lençóis, edredons e, até mesmo, lonas, para evitar o contato prolongado com o sol. Já que a casa não será arejada como de costume, ao cobrir os móveis você evita possíveis ressecamentos e até mesmo desbotados.

Depois, na volta, é só remover as capas e retomar os antigos cuidados. O bônus disso é que tudo estará limpinho, bastando apenas lavar as capas empoeiradas.

Dica extra: lembre-se, também, de proteger as plantas da casa! Mesmo as que gostam de tomar sol sofrem com o calor intenso. Confira esse post sobre como escolher as flores ideais para o seu lar.

Gostou das nossas ideias para proteger os móveis durante o horário de verão? Continue navegando pelo blog para conferir outros posts legais como este! Dê uma olhada neste post sobre 7 móveis funcionais perfeitos para apartamentos pequenos, você vai adorar!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria