Home staging: o que é e como colocar a técnica em prática

0
547

Se você pensa em vender o seu imóvel em algum momento, precisa conhecer o home staging. A técnica é muito utilizada nos EUA para valorizar ainda mais a sua casa, tanto monetária quanto esteticamente.

A principal função do home staging é despersonificar o lugar para criar um cenário mais comercial e impessoal, porém deixando aquela atmosfera aconchegante e acolhedora de um lar nesse novo cenário.

 

Para aplicar a técnica, é preciso tirar alguns objetos pessoais da casa, como porta-retratos, quadros e murais. Isso é feito para que os futuros compradores não desviem a atenção e para que eles não se sintam desconfortáveis com lembranças dos antigos moradores, além de proteger a privacidade dos donos do imóvel.

 

Tente optar por cores claras tanto para os móveis quanto para as paredes e tetos. Essa é uma forma de apresentar os ambientes de forma elegante e clássica. Espelhos também ficam ótimos na sala, pois dão a impressão de amplitude e grandeza.

Outro item que faz toda a diferença para destacar o lugar é a iluminação. A luz natural tem que entrar, por isso é recomendável tirar as cortinas no home staging. Já a iluminação artificial tem que dar o clima acolhedor com lâmpadas amarelas e aumentar a sensação de espaço com abajures nos cantos.

Outro aspecto importante é “sumir” com a bagunça. Deixe tudo muito bem arrumado, inclusive dentro de armários e guarda-roupas. É muito comum que os compradores queiram dar uma olhadinha, principalmente se esses móveis forem embutidos.

 

Por último, mas não menos importante: cheirinho de bolo assando. Sim, isso mesmo. Pode até parecer besteira, mas coloque pra assar uns 15 minutos antes do visitante chegar para que aquele cheiro irresistível se espalhe pela casa junto com a impressão de um lar verdadeiro e acolhedor.

E aí, o que você achou do home staging? Aplique essa técnica e, com certeza, a venda da sua casa será mais rápida e por um preço muito melhor.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria