Guia para limpar carpetes, cortinas, estofados e tapetes

1
1613

A limpeza nossa de cada dia todo mundo sabe fazer. Varrer, lavar, tirar pó, lustrar, passar pano são tarefas básicas e rotineiras, que não representam nenhuma grande dificuldade. No entanto, higienizar superfícies mais complicadas como carpetes, cortinas e estofados requer cuidados extras, além de uma boa dose de conhecimento. Quer saber como cuidar da limpeza desses artigos? Então confira as nossas dicas e mantenha a sua casa limpa por completo!

Limpe com frequência

Não espere muito tempo para limpar tapetes, carpetes, cortinas e estofados. Segundo especialistas, quanto mais frequente for a limpeza, mais fácil será a remoção de qualquer sujeira, e a manutenção da higiene doméstica será tranquila de realizar. Pelo menos uma vez por mês esses itens devem ser limpos!

Tenha muito cuidado ao higienizar o couro

Para limpar sofás e estofados de couro, é só umedecer uma esponja macia em uma mistura de sabão de coco com água e passar no móvel. Feito isso, basta secar com um pano limpo. Para manter o material devidamente hidratado e bonito, aplique um pouco de vaselina ou condicionador de cabelo sobre o couro.

Aspire os tecidos grossos

Em casos de cortinas e estofados com tecidos mais grossos e texturizados, o ideal é começar pela assepsia da superfície usando um aspirador de pó. Em seguida, aplique espuma de barbear (spray) diretamente nas sujeiras mais predominantes e esfregue com uma escova macia. Por fim, enxágue e seque a superfície do tecido!

Seja cauteloso na limpeza de tapetes com fios e pelagens mais altas

Normalmente, os tapetes e carpetes podem ser limpos com aspirador de pó. No entanto, modelos com pelos e fios altos devem ser aspirados com muito cuidado. Quanto aos tapetes persas e outras variedades importadas mais refinadas , o ideal é que empresas especializadas cuidem da higienização. Assim, o processo é mais seguro e o resultado é melhor.

Cortinas levinhas? Máquina de lavar nelas!

Cortinas mais leves, feitas com materiais como o voil, seda e organza podem ser lavadas diretamente na máquina. Só evite deixar o material muito tempo de molho, pois pode haver algum dano irreversível no tecido. Você não quer isso, quer?

Se algo cair nessas superfícies, limpe imediatamente

Se suco de uva cair no carpete, vinho tinto manchar o sofá ou seu filho limpar as mãos sujas de chocolate ou gordura na cortina, o ideal é que você remova tais manchas imediatamente para que a sujeira não grude na superfície. Detergente neutro, água ou vinho branco podem ser suficientes para fazer a limpeza e minimizar os impactos do incidente.

Para limpezas mais pesadas, procure profissionais

Por se tratar de objetos menos maleáveis, em muitos casos é preferível que profissionais especializados cuidem da limpeza do carpete, estofado, cortina ou tapete. Apesar de ser uma despesa extra, o resultado tende a ser muito bom, e o custo-benefício compensa bastante.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Como você faz a limpeza desses materiais na sua casa: lançando mão de soluções caseiras ou deixando profissionais por conta da higienização? Conta para a gente nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.