Guia Casa Show: Como criar um home office com pouco espaço

0
273

Um home office pode ser um escritório formal, inclusive para atender clientes, mas também pode se configurar como um espaço para que as crianças estudem e façam os trabalhos de escola. Ele pode, ainda, tornar-se um ambiente para administrar as atividades domésticas, guardar livros, acessar a Internet e arquivar as contas. Independentemente de qual seja a finalidade do seu home office, preparamos algumas dicas para você montá-lo, especialmente se houver pouco espaço disponível. Confira!

 

Ponto de partida: definindo a finalidade

Montar um home office exige planejamento, organização e sensibilidade para fazer as adaptações sem alterar a rotina da família. Diante disso, o ideal é que, antes de iniciar a montagem, você defina quais atividades serão realizadas no espaço. Em posse desta informação, você tem subsídios para criar estratégias para aproveitar melhor o local, fazer um projeto de iluminação adequado e escolher os móveis e equipamentos certos.

 

Onde montar meu home office?

Engana-se quem pensa que o home office pode ser montado em qualquer lugar. Poder até pode, mas não deve. Ao escolher o local para criar o escritório domiciliar, o mais adequado é optar por um espaço arejado e tranquilo, sem muita circulação de pessoas. Criar um home office no canto da sala, por exemplo, não é uma boa alternativa.

 

E se o espaço for pequeno, o que fazer?

Neste caso, a nossa dica é buscar a otimização deste espaço, por menor que ele seja. Aposte em móveis funcionais e retráteis. Peças embutidas e de rodinhas também podem fazer toda a diferença na montagem do escritório. Para potencializar a organização e não comprometer o pequeno ambiente disponível, outra boa pedida é investir em prateleiras, gavetas e nichos.

 

Tornando o ambiente mais agradável

Não é por se tratar de um ambiente de trabalho que o home office deve ser frio e impessoal! Capriche na decoração e no conforto: afinal, você vai passar boa parte do seu dia neste escritório. Nas paredes, opte por tonalidades mais claras, pois elas deixam o ambiente mais agradável e iluminado. Além disso, escolha uma cadeira macia e ergonomicamente correta para que você cuide da sua postura. Outro ponto essencial é ter artigos como porta-retratos, esculturas e quadros para dar um toque de personalidade ao seu home office e torná-lo mais aconchegante.

 

Equipando o home office

Um dos pontos mais importantes na montagem do home office é a aquisição dos equipamentos eletrônicos: de fato, é difícil encontrar o equilíbrio entre o que se quer e o que realmente é necessário na rotina do escritório. Em meio a esse dilema, é comum que as pessoas gastem demais ou de menos nesta etapa da montagem. O ideal, a princípio, é comprar um computador com boa performance e evitar outras parafernálias que podem ser motivo de distração ou acabar ocupando muito espaço. Os equipamentos multifuncionais, isto é, que agregam várias funcionalidades em um único aparelho (telefone, fax, scanner, impressora), são excelentes pedidas para economizar espaço. Pense nisso!

 

E aí, gostou das nossas dicas? Para montar o home office ideal, não se esqueça de ficar atento à otimização do espaço e à escolha consciente do local, do mobiliário e dos demais objetos para compor seu escritório. Bom trabalho e mãos à obra!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria