Guia Casa Show: Como criar uma biblioteca em casa

0
1918

Este post é para os leitores de plantão que adoram livros, mas ainda não possuem um ambiente especial para guardar as obras. Ter uma biblioteca em casa é o sonho de muitas pessoas que têm gosto pela arte e literatura – no entanto, nem todos sabem como transformar um cômodo comum no lugar ideal para guardar a sua coleção de livros.

No caso das bibliotecas, independentemente do tamanho do espaço, não basta apenas avaliar questões estéticas, mas também funcionais, de modo que se crie condições adequadas para a acomodação, o manuseio e a conservação dos livros. Quer saber como montar a sua biblioteca pessoal? Então confira nossas dicas e prepare um ambiente único para relaxar e ler todos os dias!

Por uma biblioteca mais aconchegante

Ter uma biblioteca particular é sinônimo de tranquilidade e introspecção. Assim, o mais indicado é que você organize tudo pensando no conforto e aconchego deste ambiente. Escolha um lugar livre de ruídos e abuse dos pufes, almofadas e poltronas. Quanto mais macios, melhor!

Cores claras, relax total!

Por mais que você goste de cores vibrantes, em uma biblioteca é sempre melhor optar por tonalidades mais claras,  já que esta escolha é determinante para obter um efeito clean e equilibrado. Esta opção combina e dá destaque aos livros reunidos, que geralmente são coloridos, equilibrando a tonalidade do ambiente. Dentre as alternativas de cores suaves para pintar as paredes, o amarelo claro é uma das mais indicadas por refletir bem a luz, garantindo a luminosidade adequada para uma prazerosa sessão de leitura.

Livros: os protagonistas da cena

Nada na criação de uma biblioteca pode ser mais importante do que os livros: eles merecem um super destaque no ambiente. Com isso em mente, lance mão de prateleiras e estantes para organizá-los, além de mantê-los sempre na vertical. Para promover uma organização ainda mais eficiente que facilite o acesso aos seus títulos, catalogue-os e classifique-os através do sistema de sua preferência: vale segmentá-los por ‘gêneros’, ‘favoritos’, ‘tamanhos’, ‘autores’, ‘coleções’ e muitas outras categorias. Outra dica bacana é  disponibilizar um cesto com revistas neste mesmo ambiente, mas sem fazer com que o objeto roube a atenção dos livros.

 

 

Xô mofo!

A longo prazo, a desorganização da biblioteca em casa pode ser a causa de traças e mofos que comprometem não só o estado de conservação das obras, mas também prejudicam a saúde. Para evitar que este problema aconteça, monitore a umidade do ambiente, assim como temperatura e a iluminação, a fim de sempre manter seus livros em perfeitas condições. É importante, ainda, tomar cuidado com a limpeza. Assim, faça uso de produtos de qualidade e de panos secos para tirar o pó, optando só em último caso pelo antimofo.

Design & Decor

Para deixar o espaço mais charmoso e bonito, aposte em mobiliários inusitados e invista em composições ousadas, com fortes referências de design. Móveis modernos, como prateleiras e poltronas diferenciadas, podem mudar a cara da sua biblioteca (para melhor, é claro!).

Outra dica que dá super certo para compor um ambiente cheio de personalidade é mesclar móveis e tendências clássicas com peças modernas e futuristas – o resultado fica show! Quem não quiser fugir do tradicional, pode seguir seus gostos pessoais sem medo. O efeito é mais elegante e requintado, porém não menos incrível!

E então, gostou das nossas dicas? Se você sempre quis montar uma biblioteca, esta é a hora. Com bom gosto e dedicação, este espaço da sua casa vai se transformar no local aconchegante que você sonhava: mãos à obra!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria