Guia Casa Show: como criar uma área de lazer para crianças

0
1568

Casa com crianças é uma alegria só. O que se ganha em felicidade, no entanto, se perde em organização e limpeza. A grande maioria dos pequenos gosta mesmo é de bagunçar e deixar sua marca (de dedos) espalhada pelos mais diversos ambientes do imóvel. Para tentar manter a casa minimamente organizada, uma saída é criar uma área de lazer para as crianças. É um ganha-ganha: os pequenos terão mais liberdade para se divertir e você conseguirá andar pelos cômodos sem tropeçar em caminhões e bonecas de princesas.

 

Gostou da ideia e quer algumas dicas para criar uma área de lazer funcional e divertida para as crianças? Acompanhe nosso post!

Aproveite um cômodo que não esteja sendo utilizado

O primeiro passo para criar uma área de lazer para seus pequenos é buscar por um cômodo na casa que não esteja sendo usado. Por exemplo, um sótão, porão, quartinho dos fundos, área de serviço… A grande vantagem é que você pode abusar da criatividade na decoração: paredes coloridas, móveis divertidos, artigos de decoração, dentre outros. Considere a possibilidade de mesclar os itens infantis com algumas peças para adultos, como poltrona e televisão. Assim, toda a família pode interagir enquanto as crianças estiverem brincando no espaço.

Para o caso de não haver um ambiente disponível, separe áreas em cômodos de uso comum

Não tem um quarto sobrando? Considere então usar pequenos espaços de algum cômodo de uso comum da família. A parede do escritório, por exemplo, pode ser o lugar perfeito para os pequenos exercitarem a criatividade pintando e desenhando. Uma ideia interessante é escolher uma parede – como a sala de estar –  e pintar com tinta magnética. É o espaço perfeito para as crianças pregarem seus desenhos com imãs coloridos, por exemplo.

Junte o espaço de estudo com a área de lazer

Combinar educação com brincadeiras pode ser uma boa alternativa no caso de apartamentos em que não há espaço físico para cada uma das atividades. As mesas em que ficam os computadores e a bancada da lição de casa podem, em determinada hora do dia, virar um lugar para brincar com jogos de tabuleiro ou fazer artesanato, por exemplo. A melhor opção é usar mesas que tenham espaço suficiente para as crianças espalharem suas coisas e que também, é claro, sejam fáceis de limpar. Considere ainda espalhar pelos espaço latas de lixo coloridas, prateleiras e organizadores de espaço para guardar a bagunça – elas ajudarão a estabelecer um ritual de organização com os pequenos.

Aposte em áreas externas

Mora em casa com quintal, jardim ou possui uma varanda? Estes podem ser bons espaços para montar a área de lazer para os pequenos. Além de ter menos trabalho na hora da limpeza, você também pode colocar uma piscininha inflável para aumentar ainda mais a diversão e o clima lúdico do local.

 

Criar um espaço para o lazer dos pequenos pode fazer toda a diferença no dia a dia da casa. Como as crianças não brincam 24 horas por dia, é perfeitamente tranquilo montar o espaço em uma área de uso comum de todos os membros da família. A integração será ainda maior. Pode demorar um tempinho para você deixar o espaço do seu jeito – e de acordo com o estilo das suas crianças – mas vai valer muito a pena!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria