Gosta de tons pastel? Saiba como usá-los na decoração

0
1989

Você adora uma decoração mais suave, delicada e tranquila? Então os tons pastel são ideais para o seu lar doce lar. Essa paleta de cores é clara, com um efeito lavado e fraco, mas não deixa de ser linda!

Apesar de ser considerada como um super tendência decorativa, usar tons pastel não é fácil e requer bastante planejamento, cuidado e equilíbrio para  o visual não ficar infantil e apagado. Quer saber como utilizar esse tipo de tonalidade da melhor forma possível? Então confira as nossas sugestões!

Confirme se o estilo da sua decoração combina com tons pastel

Os tons pastel são adequados para decorações no estilo vintage, colonial, romântico e até clássico. Neste último caso, as principais cores utilizadas são menta, pêssego, salmão e amarelinho. Nos quartos infantis, as tonalidades pastel usadas mais frequentemente são o rosa, lilás, creme, amarelo, verde e azul.

Defina se a decoração será toda nesses tons

Você tem duas opções ao decorar com tons pastel: usar essas cores em tudo ou apenas nos detalhes. Caso você opte por uma decoração toda nesses tons, misture superfícies lisas com estampas. Fica incrível, por exemplo, apostar em papéis de parede, almofadas e cortinas estampadas com pequenas flores, poás ou listras em tons pastel, especialmente se o tom dialogar com a cor da pintura. O efeito é suave, delicado e bem romântico!

Se você gosta de tons pastel, mas quer que eles apareçam apenas em alguns pontos da casa, prefira usá-los em vasos, esculturas, móveis, louças e flores. O ideal é fazer o contraponto  desses detalhes com superfícies brancas ou beges. Fica lindo e bem equilibrado!

Tons pastel: será que dá para usar em qualquer cômodo?

A resposta é um sonoro SIM! Prova disso é que até mesmo as cozinhas no estilo retrô estão sendo decoradas com cores como rosa bebê e amarelo claro. Os banheiros também estão recebendo o toque delicado desses tons, que aparecem em pastilhas tom de menta e azul clarinho. Nas salas de estar, os tons pastel são convidativos e transmitem uma sensação de sofisticação e doçura. Já nos ambientes mais quentes, essas cores dão a ideia de frescor.

Dicas extras:

  • Móveis coloniais e provençais ficam incríveis em tons pastel;

  • Peças brancas de louça e porcelana deixam a decoração em tom pastel ainda mais romântica;

  • Um ponto de neon ou madeira pode ficar interessante e contrastar bem com os tons pastel;

  • Use muitas almofadas e estofados para aumentar a sensação de relaxamento;

  • Espalhe vasos de flores em tom pastel pela casa. As rosas, as astromélias e orquídeas possuem variedades belíssimas nessa paleta;

  • Antes de pintar a casa inteira com tons pastel, faça uma simulação de como o espaço ficará depois da pintura;

  • Se você tiver dotes manuais, dê um toque artesanal no ambiente, usando técnicas de pintura como pátina ou ombré.

E aí, você gostou das nossas dicas? Usaria tons pastel para decorar a sua casa? Compartilhe conosco as suas opiniões e experiências através dos comentários. Continue de olho no nosso blog e até a próxima!

© Depositphotos.com /vensk /charlotteLake

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria