Gosta de macramê? Confira 5 dicas para decorar com ele

0
1296

Diretamente do tempo da vovó para nossa geração, o macramê é uma técnica que vem conquistando cada vez mais espaço nos projetos modernos de decoração. Semelhante ao crochê, tricô e outras técnicas de artesanato famosas, ele se diferencia porque a confecção das peças dispensa maquinários e ferramentas, já que os trançados são feitos apenas com os dedos.

Vale destacar que o macramê ficou praticamente esquecido durante alguns anos, mas agora voltou com força total, sobretudo nas decorações no  estilo Boho. Quer saber como usar o macramê na sua casa? Então continue lendo o nosso artigo e transforme essa técnica artesanal em uma grande aliada da beleza do seu lar doce lar. Vem com a gente!

Valorize as memórias

O macramê tem o poder de despertar lembranças e resgatar memórias do tempo de infância, trazendo para o ambiente um toque de aconchego, beleza e nostalgia. Sendo assim, valorize as peças de macramê compondo-as com outras recordações, como porta-retratos, antiguidades, colchas de retalho, fuxico, bibelôs de porcelana, dentre outros. Apenas tome cuidado para não exagerar na dose.

Abuse do estilo Boho

O Boho é um estilo que mistura várias referências, tendências e influências. Nessa proposta não há muitas regras, e você pode abusar das cores e objetos, usando-os como bem imaginar. Só tem um detalhe: se as paredes já forem coloridas, prefira acessórios mais neutros e vice-versa.

Use o macramê em peças e cômodos variados

O macramê é versátil e pode ser usado em diferentes ambientes, do quarto à sala, da cozinha ao escritório. Ele pode aparecer inclusive nas almofadas de um espaço de relaxamento na área externa. O ideal é escolher objetos únicos para cada ambiente, para dar mais personalidade à decoração. Vale investir em cortinas, colchas, redes, balanços, porta vasos, luminárias, toalhas de mesa e até nos barrados de toalha de banho.

Obtenha texturas diferentes

Para conquistar um efeito bacana na decoração, tente obter texturas diferentes. Vale ressaltar que, com o passar do tempo, o macramê foi repaginado e hoje em dia ele é encontrado em materiais variados. A técnica é desenvolvida com corda, sisal e malha, e ainda está disponível em múltiplas cores. Use isso a seu favor!

Saiba escolher a cor

A tonalidade do macramê deve ser escolhida de acordo com o efeito que você deseja dar ao espaço. Usando tons mais claros e crus, o resultado é rústico e bem artesanal. Já as cores vibrantes dão um toque de irreverência e arrojo aos ambientes, por vezes deixando a casa com uma pegada mais hippie.

Dicas extras:

  • Misturar objetos de macramê com peças de madeira fica simplesmente incrível;

  • Um macramê mais fechado pode facilmente ser usado como divisória de ambientes;

  • Peças artesanais como o macramê exigem higienização frequente, pois tendem a acumular muito pó;

  • Bons lugares para encontrar peças  de macramê por um bom preço são as feiras populares.

E aí, gostou das nossas dicas? Você usaria macramê na decoração da sua casa? Compartilhe conosco as suas opiniões através dos comentários. Continue de olho no nosso blog e até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria