Sua garagem virou cantinho da bagunça? Saiba como organizar

0
1772

Garagem não é cantinho da bagunça. Ainda assim, há quem insista em transformar esse ambiente em um amontoado de quinquilharias. A famosa tralha compromete a organização da garagem e, além disso, pode dificultar a sua vida na hora de encontrar aquele objeto que você tanto precisa. Entre bicicletas, antiguidades e ferramentas, a garagem pode acabar virando um recinto de poeira e desordem. Se você não quer que isso aconteça na sua casa, confira as nossas dicas!

Aproveite o teto e os espaços verticais

Normalmente a garagem tem bastante espaço a ser aproveitado. Você pode, inclusive, usar o teto e também a parede. Uma boa forma de fazer isso é instalar alguns ganchos no ambiente. Com criatividade, você pode encontrar alternativas para pendurar bicicletas, skates, patins, escadas, maletas de ferramentas, dentre outros.

Categorize

Para organizar a garagem, é fundamental separar os objetos antes de guardá-los. Uma excelente opção é categorizar os itens por tipo. Divida o que será guardado na garagem em categorias, como por exemplo, equipamentos esportivos, gramado e jardim, acessórios de carro, objetos em desuso, ferramentas de trabalho, etc. Essa categorização é imprescindível para manter a organização e encontrar os itens com facilidade.

Planeje a organização

Faça um esboço da sua organização e idealize como você gostaria que ficasse a sua garagem depois de arrumada. Planeje o uso do espaço e assuma com você mesmo o compromisso de manter as coisas em ordem. Se tirar algo do lugar, lembre-se de devolver assim que terminar de usar.

Use estantes, nichos e prateleiras

Para otimizar o espaço e organizá-lo da melhor maneira possível, use nichos, estantes e prateleiras. Esses móveis ajudam na organização, além de dar um efeito estético bacana à garagem. Ao instalar essas peças no ambiente, você evita que os objetos fiquem espalhados pelo chão. As prateleiras, por exemplo, são ótimas para colocar as latas de tinta, as garrafas de spray, os baldes, vasos de flores, produtos automotivos,  caixas, etc. Na arrumação da prateleira,  também vale o princípio de  categorização.

As caixas organizadoras podem ser grandes aliadas

Existem caixas organizadoras com design e tamanho ideal para as garagens. As pretas médias são as melhores, por serem discretas e fáceis de guardar. Tampas transparentes também são interessantes para ver o conteúdo da caixa sem ter que abri-la. Caso as tampas de suas caixas sejam opacas, coloque etiquetas na parte externa.

Vale ressaltar que se você comprar caixas iguais, elas poderão ser empilhadas, de modo que o espaço seja melhor aproveitado. Lembre-se que as  caixas organizadoras são ótimas opções para guardar ferramentas e miudezas mas, no caso dos artigos menores, prefira caixas com divisórias.

Dicas extras

  • No nosso site você encontra diversos itens para organizar a garagem, como ganchos, móveis, caixas, nichos, dentre outros. Pesquise os produtos que melhor se encaixam no seu projeto;

  • Se houver necessidade, guarde algumas caixas organizadoras no porta-malas do carro;

  • Entenda que cada caso é um caso. As configurações, estilo e medidas da sua garagem devem ser levados em consideração na hora de arrumá-la.

E aí, o que você achou das dicas? Sua garagem se transformou no tão comum cantinho da bagunça ou você a mantém organizada? Não deixe de compartilhar sua opinião, ela enriquece o nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria