Furadeira e parafusadeira: você sabe qual a diferença?

0
110
Foto rido81

Para quem tem pouco contato e conhecimento sobre ferramentas, furadeira e parafusadeira podem ser consideradas um mesmo equipamento. De fato, elas se parecem muito. Porém, no que se refere às suas funções, elas são bastante diferentes.

Neste post vamos mostrar as diferenças entre furadeira e parafusadeira e explicar o uso correto de cada uma delas. Confira!

 

Foto rawpixel

Para que serve a furadeira?

A resposta a esta pergunta parece ser um tanto óbvio (e realmente é). A tarefa da furadeira é furar,  abrir perfurações que são fundamentais no trabalho feito tanto em grandes obras quanto em pequenas atividades como a fixação de um quadro, por exemplo.

A furadeira é peça indispensável tanto no maquinário de um profissional de construção quanto no kit de manutenção do usuário comum, que se limita a realizar pequenos reparos na sua própria residência. É claro que cada uso vai exigir um modelo diferente de equipamento, considerando a demanda do usuário.

Foto freepik

Quais os tipos de furadeiras?

Existem diferentes tipos de furadeiras, que se destinam desde o uso como hobby, geralmente as de menor potência, quanto o uso profissional, no caso, os modelos destinados a serviços pesados, como as furadeiras de bancada. A escolha da ferramenta ideal vai depender exatamente do uso que ela terá.

As furadeiras mais simples, de menor potência (até cerca de 500W), têm uso restrito aos pequenos reparos e à perfuração de materiais menos densos. Um pouco mais potentes, as furadeiras semiprofissionais garantem mais alternativas de uso.

Já os trabalhos profissionais exigem equipamentos mais robustos, como as furadeiras de impacto, capazes de perfurar o concreto, por exemplo, ou mesmo as furadeiras de bancada, geralmente utilizadas em serrarias ou marcenarias.

Para que serve a parafusadeira?

Já as parafusadeiras são equipamentos utilizados para apertar e soltar parafusos. São ideais para os trabalhos de montagem e desmontagem de móveis e instalações em geral.

Seu grande benefício é garantir maior firmeza às fixações, em comparação com o trabalho realizado apenas com a chave de fenda. São excelentes ferramentas para reduzir o tempo e o esforço necessário para a realização dos reparos e instalações.

Assim como no caso das furadeiras, as parafusadeiras também podem ter diferentes potências, de forma a atender a variados tipos de trabalho. O equipamento pode contar ainda com funções extras, como o controle de torque, por exemplo. Há também parafusadeiras de impacto, em geral destinadas ao uso profissional.

Por fim, cabe destacar que alguns modelos de furadeira podem ser utilizadas como parafusadeiras. Para tanto, é preciso utilizar um tipo específico de ponteira que se adapte ao mandril do equipamento.

 

Foto rido81

Estas são as principais características e diferenças entre furadeira e parafusadeira. No momento de escolher quais equipamentos adquirir, o mais importante é considerar o tipo e a intensidade do uso que se deseja, optando, assim, pela ferramenta certa para cada atividade.

E para escolher a melhor opção em furadeiras e parafusadeiras, visite o nosso site. Além de encontrar o equipamento ideal, você fez a compra de forma online e recebe o seu equipamento em casa.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria