Fique por dentro das últimas tendências de paisagismo

0
1354

O paisagismo se configura como uma atividade que envolve técnica, arte, senso estético e, claro, muito bom gosto, criatividade e respeito pela natureza. Por meio dessa verdadeira arquitetura da paisagem é possível criar espaços modernos, funcionais, agradáveis e bonitos, sempre mesclando plantas com outros elementos decorativos. Quer conhecer as últimas tendências em paisagismo para descobrir o que está fazendo sucesso e o que já ficou antiquado? Então continue lendo o nosso post e fique por dentro das principais novidades dessa área pra lá de dinâmica da decoração! Pronto?

Folhagem perene

Uma super tendência paisagística envolve investir em folhagens perenes que sejam capazes de florir. A grande vantagem de cultivar espécies assim é o fato de as folhagens exigirem menos técnica para o cultivo do que as flores convencionais. Uma boa opção para ter na sua casa é a Íris, que pode ser encontrada em espécies como agapanto, moreia e strelitzia.

Espada-de-São-Jorge

A Espada-de-São-Jorge é uma planta que continua em alta no paisagismo atual, tanto para decorar residências, como para dar aquele toque a mais em restaurantes, salões de beleza e outros estabelecimentos comerciais. Ideal para decorar pequenos espaços, a Espada-de-São-Jorge é prática, pequena e bem fácil de cuidar. Isso tudo sem contar que agrega muita personalidade aos ambientes.

Jardim vertical

Já há alguns anos os jardins verticais vêm fazendo um enorme sucesso tanto em áreas internas como externas. E não é pra menos, afinal, esses jardins são modernos, otimizam o espaço e criam um efeito visual bem interessante. Segundo paisagistas, as melhores espécies para estruturar esse tipo de composição são as bromélias, os filodendros e as samambaias.

Palmeira

Sabia que as palmeiras são as queridinhas da atualidade? Isso porque elas são menores e mais leves do que as árvores de copas frondosas, mas dão uma ótima projeção de verde para os espaços, além de agregarem charme tropical aos ambientes. E vale ressaltar que ainda são transplantáveis quando adultas, viu?

Sustentabilidade

Outra tendência — e talvez a mais forte da atualidade — é a sustentabilidade, uma vez que o universo da arquitetura e da decoração está cada vez mais preocupado em aliar beleza, ecologia e consumo consciente. Nesse sentido e com essa intenção, o paisagismo abriu espaço para telhados de gramídeas, detalhes em bambu e canteiros com hortas orgânicas, dentre diversas outras possibilidades.

Fora de moda

A cheflera, que já foi uma super tendência de paisagismo na década de 90, caiu em desuso. Por isso, se quiser se manter dentro do que a moda dita, opte por outras espécies no momento. Para não errar em suas escolhas, prefira espécies típicas da estação e tome cuidado com exageros. Excesso de pedras, esculturas de plantas e elementos artificiais podem comprometer seu projeto paisagístico.

Lembre-se de que a montagem de jardins ou de qualquer outro projeto de paisagismo requer estudo e preparo prévio do ambiente, incluindo aí a avaliação do espaço disponível e as condições climáticas da região. Então comece já!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o paisagismo na atualidade? De qual das tendências de paisagismo mencionadas aqui você mais gosta? Comente e divida suas opiniões conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria